spoiler visualizarjessi43 18/01/2024
Obra épica do mestre Tolkien
Quando dizem que é uma leitura lenta d difícil não é mentira, mas vale muito a pena, mas Tolkien é uma experiência MARAVILHOSA de leitura e esse livro é essencial para aprofundar e entender o universo de Senhor dos Anéis.
O livro todo traz muitas coisas; A origem de elfos, homens, anões, orcs, Nâzgul, entre outros, fala tambem da divisão dos elfos em grupos, de acordo com quando (e se) responderam ao chamado dos Valar para sair da Terra Média; fala do destino dos homens após a morte que na vdd é desconhecido, enquanto os elfos já sabem onde vão parar (e isso da treta), e que os humanos não sabem o que acontece depois de suas vidas e como sempre aliás, a discussão da mortalidade é fascinante, pois a morte é chamada tanto de ?o destino dos homens? como de ?a dádiva de Ilúvatar?, dependendo do ponto de vista, e a imortalidade é muitas vezes vista como um fardo; temos o anti querido do Feänor literalmente fechando a porta na cara de Morgoth hahahaha tem lobisomens (que são diferentes dos que conhecemos, é claro). Tem também alguns contos que tem seus livros únicos, como a TRISTE história de Túrin Turambar, que tem um livro aprofundado chamado Os Filhos de Húrin e na boa nada de bom acontece com Húrin, com a mulher dele ou com seus filhos. Destaque para os encontros de Túrin com um dragão Glaurung, que deixa o Smaug no chinelo!!
Apareceu uma galera ai: Galadriel, Elrond (que era genro dela, aliás) e Gandalf. Assim como, mais pro final, ficamos conhecendo a origem dos Dúnedain (a raça de homens abençoados com vida mais longa, da qual nosso querido Aragorn faz parte), e o início dos reinos dos homens que aparecem em O Senhor dos Anéis e eu surteiiiiii
Tem também e não menos importante Sauron antes de se tornar um grande olho descarnado, manipulando a galera e incomodando de forma geral. Ele participa inclusive de uma batalha musical (sem brincadeira) com um dos reis élficos, Felagund.
É uma criação muito muito muito incrível, aborda assuntos importantes como poder, inveja, morte, sacrifício, amizade, amor, entre outros. Também é uma história bastante melancólica: fala de declínio e perda (afinal, trata do fim de cada era), e tem poucos finais felizes.
Foi muito bom e gratificante se aprofundar nesse universo!