O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien




Resenhas - O Silmarillion


1245 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Nelson.Rattacaso 03/10/2024

O puro suco da fantasia
Bom gente, terminei o Silmarillion... E sinto que nunca mais vou ler nada igual. Esse não só é o puro suco da fantasia, mas também um dos livros mais geniais da literatura fantástica.

A construção de mundo deixa 80% dos livros de fantasia atual no chão e toda a história é mágica e linda que você se sente dentro daquele mundo. J.R.R. Tolkien é um gênio da literatura e seu mundo vasto e poderoso, será reverenciado ainda por muitos anos, eu fico impressionado como todo esse mundo saiu da mente de um único homem.


Os personagens e suas histórias são muito bem escritas e apresentadas, e foi muito bom conhecer mais da primeira era da terra média e um pouco da segunda. A escrita pode parecer um pouco pesada para quem não está acostumado com Tolkien ou com livros de alta fantasia no geral, mas eu particularmente não senti essa dificuldade já que li o senhor dos anéis antes, no geral minha dificuldade tava apenas ok, nada de difícil, mas nada muito fácil também.


Enfim, estou feliz que estou podendo desfrutar desse mundo agora, e pretendo ler todos os livros de Tolkien até me despedir desse belíssimo mundo fantástico.
comentários(0)comente



Lorrainy 29/09/2024

Sensacional
Li "O Senhor dos Anéis" que eu peguei e emprestado e apesar da dificuldade que tive para ler por se tratar de uma leitura muito difícil, conseguir terminar toda a trilogia e sair completamente apaixonado por esse mundo que foi criado por Tolkien, cada detalhe, cada personagem, realmente incrível. Então depois disso fui atras de ler "O Hobbit" e tive mais outra experiência incrível, me senti como se realmente estivesse na Terra Média vivendo uma aventura na companhia dos personagens, pois como a forma que Tolkien escreve é realmente extraordinário. E como não queria não me despedir da Terra Média e viver mais aventuras nela, fui ler "O Silmarillion", e sair gostando ainda mais da escrita do autor e desse mundo criado por ele, e fui uma leitura extremamente emocionante pois conta o inicio da Terra Média e cada pedacinho da historia vai se encaixando e todo momento que mencionava algo que antecedia algum acontecimento ou personagem citados nos outros livros eu ficava eufórico, foi realmente uma leitura fantástica.
comentários(0)comente



Shoy 26/09/2024

É o começo de tudo
Esse livro é incrível, muito detalhado e rico de conteúdo.
Não vou mentir, é cansativo em muitas partes, mas vale muito!

A imersão no universo e o como ele lindamente foi criado com música é maravilhoso.
comentários(0)comente



thathaisprado 24/09/2024

"Pois Frodo, o Pequeno, dizem a pedido de Mithrandir tomou sobre si mesmo o fardo e, sozinho com seu serviçal, atravessou perigo e escuridão e chegou, enfim, á revelia de Sauron, ao próprio Monte de Perdição; e ali, no Fogo em que foi feito, lançou o Grande Anel de Poder, e assim, afinal, foi ele desfeito, e seu mal, consumido".
comentários(0)comente



elliot5 24/09/2024

Maravilhoso
Ler esse livro é uma experiência incrível, especialmente se vc já leu outras histórias do arco do tolkien. Ele é dividido em pequenos arcos que se completam e fecham todas as pontas do começo até o fim, e o final retorna ao que já conhecemos como o final de senhor dos anéis. O livro é como se fosse uma bíblia da terra média, que explica todos os arcos de forma cronológica e resumida, até chegar ao final da última era.

A linguagem dele é bastante formal e estética, é um livro que você precisa de paciência e tempo pra conseguir aproveitar a leitura em 100%, já que com o tempo os personagens tendem a ir mudando de nome, então recomendo até mesmo ler com papel e caneta na mão pra anotar esse tipo de coisa e n se perder no processo.

Alguns capítulos são bem mais difíceis que outros, pq são muito descritivos e podem focar muito em ambientes, mas a descrição do Tolkien é impecável, ele consegue descrever aquilo que é belo de uma forma tão concreta e poética que você se sente deslumbrado e fica realmente tocado com aquilo, e em diversos momentos desejei poder ver aquilo que ele descrevia pessoalmente, mesmo sendo ficcional.

Enfim, é uma leitura que eu recomendo, depois de certo ponto vc se acostuma com a escrita e os contos começam a ficar viciantes, te fazendo devorar a leitura. Se você ainda não leu outras obras principais do autor eu não recomendaria essa de início, mas todo o arco dele é incrível e vale a pena ler tanto O Hobbit quanto Senhor dos Anéis.
comentários(0)comente



Phelippe 24/09/2024

O Silmarillion
Não vou descrever muita coisa, mas não é um livro fácil, pois não se conta uma história fechada, como o Senhor dos Anéis, ou o Hobbit. Contudo é um GRANDE e poderoso início de uma fantasia.
Me encantou muito a forma como tudo começa, ou como os mundos são criado, remetendo um pouco a Bíblia em Genesis 01 e Apocalipse 13 (acho). Mas é um livro com muitos detalhes, e muitos nomes, pois tem como função ser meio que isso, um Bíblia sobre a Terra Média, com seus contos, suas genealogias, suas músicas.
Eu gostei mais do livro, quando após lê-lo, achei uma página no youtube que faz o resumo por capítulo, o que me trouxe mais para a história, e achei o livro mais deslumbrante.
comentários(0)comente



Eyshila12 23/09/2024

Um livro verdadeiramente fantástico !
Esse livro mostra como a mente de Toolken era realmente sensacional!!
Os capítulos, contos, dicionários, personagens, construção de mundo e enredo com extrema profundidade... Esse cara era um gênio.
A leitura requer muita concentração, pois o livro é rico e cheio de detalhes. Mas vale MUITO a pena. Principalmente se você é um grande fã de Toolken assim como eu.
Amei ter passado pela vasta e maravilhosa experiência desta leitura S2
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tina 12/09/2024

História de uma beleza que encanta
A Martina de 2009 ficou emocionada ao ler esse livro! Que nostalgia!

"O Silmarillion" conta como o mundo e a Terra Média foram criados, muito antes dos acontecimentos que se passam em "O Senhor dos Anéis". Conhecemos a história de Ilúvatar, e de seus filhos, os Ainur, e de como surgiram os Elfos e os Homens. Aqui encontramos muitas respostas acerca dos personagens como Elrond, Galadriel, Isildur, Sauron, Saruman e Mithrandir, o nosso querido Gandalf.

A maior parte do livro, porém, não contém esses personagens que conhecemos tão bem. A história é focada nos Elfos, principalmente na linhagem de Finwë, que estavam envolvidos diretamente na criação das Silmarils (daí o título do livro). Elas eram 3 pedras preciosas que continham a luz das árvores primordiais criadas por Yavanna, depois que elas foram destruídas por Melkor. Ele, querendo dominar a Terra-Média, rouba as Silmarils para colocar em sua coroa, a fim de ser detentor de grande beleza e poder. Porém, os sucessores de Finwë nunca se conformaram com esse crime e várias guerras foram travadas contra Melkor para que as pedras fossem resgatadas.

Em meio à história élfica, juntam-se a eles a raça dos Homens, que demonstram fibra e muita coragem nos tempos sombrios de Melkor. Aliados dos elfos, participam de várias batalhas e formam linhagens que serão para sempre lembradas nas canções de outrora, como Túrin Turambar e Beren. As histórias de ambos foram minhas preferidas de todo o livro, e não é à toa que estão descritas em livros à parte (que lerei na sequência - "Beren & Lúthien" e "Os Filhos de Húrin").

Apesar das centenas de nomes, famílias, linhagens, termos mitológicos, territórios e língua élfica, o livro tem uma beleza que encanta. Para os fãs de Tolkien, essa é uma leitura obrigatória que esclarecerá muitos pontos de sua trilogia mais aclamada. O último capítulo do livro, inclusive, descreve a criação dos anéis do poder e o surgimento de Sauron, aprendiz de Melkor. É um espetáculo à parte!

Para todos os fãs de Tolkien e dos anéis mais famosos do mundo da fantasia, é parada obrigatória!
comentários(0)comente



Marcio 08/09/2024

Obra monumental
Conclusão de mais uma releitura dessa grande obra. Em cada momento da vida ela parece refletir algo diferente, pois pra quem consegue ler além da história, não se trata apenas de um "conto de fadas" em um mundo de fantasia. O universo de Tolkien conversa com o nosso mundo e com a própria vida levando a reflexões sobre o devido valor das pessoas, a busca pelo poder, a natureza humana e as suas quedas e tropeços.
comentários(0)comente



deadly_romantic 08/09/2024

O Vingilot das Histórias
Eu levo Tolkien como uma das maiores inspirações artísticas da minha vida, e o princípio de tudo isso é que ele só se tornou um dos maiores escritores da história da humanidade por mero acaso. Tudo que ele escreveu antes do Hobbit foi por nada menos que o amor de inventar e contar histórias como um refúgio, e o Silmarillion é um símbolo disso. Todas as páginas desse livro não tinham a menor intenção de serem publicadas, e de fato não foram até que o Tolkien tivesse falecido e o filho dele recolhido e organizado esses escritos de forma coesa como uma forma de homenagear e completar essa obra tão bela e tão apaixonada. Ele escreveu tudo isso, todos esses contos, todos os laços que unem esse universo tão profundo e rico porque ele amava as histórias, e eu sinto que muito do que ele colocou aqui é parte do que ele aprendeu durante a vida e de como ele via o mundo, mas principalmente de como ele via o que há além dele. E esse é outro aspecto do porquê eu devo tanto a esse autor: ele me dá esperança, ele me ajudou a entender quem eu sou e o que me motiva a viver, e, pelo menos pra mim, o cerne de tudo isso se resume a contar histórias e passá-las adiante. O Silmarillion é a obra de uma vida, um dos livros mais lindos e sábios que eu já li, e os ensinamentos dele vão muito além da fantasia, da mitologia e da construção de mundos que existe por detrás das lendas. Tolkien foi um gênio da literatura que não tinha pretensão de ser, e isso sempre vai ser pra mim como o brilho de uma Silmaril no céu do Oeste.
comentários(0)comente



gustavooo 06/09/2024

Eä...
Esse livro é simplesmente perfeito. É impressionante o universo tão vasto e lindo que o Tolkien criou, muitas histórias lindas e personagens marcantes. Recomendo demais para quem gosta do universo.
comentários(0)comente



Viviane 04/09/2024

Livro bem estruturado, com uma escrita um pouco difícil. Conta como foi criado a Terra-Média como um todo, desde a floresta, montanhas e povos. É uma obra completa para quem deseja entender o universo criado por Tolkien. Nesta obra é contado sobre a primeira e segunda eras da Terra-Média. Mostra as famílias criadas, como elas estão estruturadas. Trata também de guerras importantes. Faka sobre as árvores dos Elfos, as pedras e os aneis que são criados até o início da terceira era. Esta obra possui árvore genealógica das principais famílias, um glossário com significado de várias palavras. É uma obra importante para poder entender a série Os Anéis de Poder.
comentários(0)comente



Gael17 03/09/2024

Uma eterna canção de amor e ira.
Primoroso e elementar, O Silmarillion, obra que narra a construção e os primeiros dias do mundo de Tolkien ( e Eru Illuvatar ) de uma forma assustadoramente real.
Mesmo que possamos ver grandes influências, desde o cristianismo até o hinduísmo no grande conto do incio da Terra-Média se fecharmos nosss olhos e trouxermos algum esforço podemos crer que é real.

Acredito fielmente que seja o melhor que a fantasia tem a oferecer. Sua pura essência. Um mundo que subístitua o nosso sem modéstia.
comentários(0)comente



Jean.Guimaraes 03/09/2024

Difícil, mas vale a pena
Devido a toda maneira de escrita do Tolkien, das descrições bem detalhadas e da quantidade incontável de personagens, esse livro acaba sendo um pouquinho mais difícil de ler. Mas é tudo muito justificável, pois ele está contando toda a criação do Mundo ali narrado. Então compensa demais. Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



1245 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR