Tina 12/09/2024
História de uma beleza que encanta
A Martina de 2009 ficou emocionada ao ler esse livro! Que nostalgia!
"O Silmarillion" conta como o mundo e a Terra Média foram criados, muito antes dos acontecimentos que se passam em "O Senhor dos Anéis". Conhecemos a história de Ilúvatar, e de seus filhos, os Ainur, e de como surgiram os Elfos e os Homens. Aqui encontramos muitas respostas acerca dos personagens como Elrond, Galadriel, Isildur, Sauron, Saruman e Mithrandir, o nosso querido Gandalf.
A maior parte do livro, porém, não contém esses personagens que conhecemos tão bem. A história é focada nos Elfos, principalmente na linhagem de Finwë, que estavam envolvidos diretamente na criação das Silmarils (daí o título do livro). Elas eram 3 pedras preciosas que continham a luz das árvores primordiais criadas por Yavanna, depois que elas foram destruídas por Melkor. Ele, querendo dominar a Terra-Média, rouba as Silmarils para colocar em sua coroa, a fim de ser detentor de grande beleza e poder. Porém, os sucessores de Finwë nunca se conformaram com esse crime e várias guerras foram travadas contra Melkor para que as pedras fossem resgatadas.
Em meio à história élfica, juntam-se a eles a raça dos Homens, que demonstram fibra e muita coragem nos tempos sombrios de Melkor. Aliados dos elfos, participam de várias batalhas e formam linhagens que serão para sempre lembradas nas canções de outrora, como Túrin Turambar e Beren. As histórias de ambos foram minhas preferidas de todo o livro, e não é à toa que estão descritas em livros à parte (que lerei na sequência - "Beren & Lúthien" e "Os Filhos de Húrin").
Apesar das centenas de nomes, famílias, linhagens, termos mitológicos, territórios e língua élfica, o livro tem uma beleza que encanta. Para os fãs de Tolkien, essa é uma leitura obrigatória que esclarecerá muitos pontos de sua trilogia mais aclamada. O último capítulo do livro, inclusive, descreve a criação dos anéis do poder e o surgimento de Sauron, aprendiz de Melkor. É um espetáculo à parte!
Para todos os fãs de Tolkien e dos anéis mais famosos do mundo da fantasia, é parada obrigatória!