Giovanna 24/08/2024
Uma canção repleta de dissonâncias e consonâncias?
?No crepúsculo de outono, saiu a navegar de Mithlond, até que os mares do Mundo Curvado desapareceram debaixo dele, e os ventos do céu arredondado não mais o perturbaram??
Meu Deus do céu, que livro espetacular!!!!! Nunca li algo tão poético e trágico como este livro, Tolkien simplesmente escreve em linhas douradas!
O livro é dividido em algumas partes:
Aiunulindalë: o conto de criação da Terra Média, que foi ?formada? em canção pelos Valar, canção essa, como referenciei acima, cheia de poesia e beleza, mas interferida pela inveja e a ambição de Melkor, um dos Valar mais poderosos além de Manwë.
Valaquenta: explicação sobre Valinor, a Terra Abençoada, os Valar e os primeiros anos de Varda, a Terra Média
Quenta Simarillion: História Principal, sobre a criação das Silmaris, a ascensão de Morgoth, o apogeu e queda dos Noldor e outros povos
Akallabêth: Dedicado a Queda de Númenor
Dos Anéis de Poder e da Terceira Era: título autoexplicativo, fala sobre Sauron, o Um Anel e aquela famosa história que já conhecemos.
Enfim, não tenho palavras para explicar como essa leitura foi incrível pra mim, consegui me divertir e me emocionar com a história, criei afetos e desafetos, me apaixonei por personagens e aproveitei ao máximo cada leitura. É um livro um pouco denso, mas proveitoso para quem já leu Senhor dos Anéis.
Enfim, pretendo ler mais os livros de Tolkien futuramente, e aconselho a leitura à todos que se encantaram com as obras antecessores!