Willianpm 08/12/2016
Livro muito bom, parecido com Watchmen
Iniciei a leitura pensando uma coisa, mas na verdade era outra. A primeira delas é que não é escrito por George R. R. Martin, tem capítulos que é escrito por ele, mas o livro como um todo são vários autores e Martin é o responsável por editar as histórias para que se encaixem uma nas outras, e isso só descobri lá pelo quarto ou quinta capitulo. Mas a obra não caiu por terra ao saber isso.
Lembrou-me muito de Watchmen do Allan Moore, com pessoas aparentemente comuns tendo superpoderes e ambientado num universo bem crível digamos assim. Basicamente temos um E.T que vem para terra avisar que seus parentes estão vindo pra Terra também para testar nos humanos um gás tóxico que da superpoderes ou fica deformado ou morre. Depois que o gás é espalhado o mundo vira um caos, mas com o tempo tudo acaba se acalmando e o cotidiano ‘volta ao normal’. Mas agora temos pessoas que leem mentes, voam, ficam invisíveis, mas sempre tentando ao máximo dar ao leitor um ambiente bem crível.
Temos varias autores escrevendo cada um sua própria história dentro do mesmo universo. Então em alguns capítulos, principalmente os primeiros é criado todo o cenário, e quando outro autor entra ele conta a história de alguém dentro desse cenário já criado, e o próximo capitulo com outro autor faz a mesma coisa.
Eu achei que funcionou muito bem, no inicio pensei até que cada autor faria sua própria história dentro do ambiente criado, mas mais pra frente temos autores que pegam algum personagem criado por outro e o aprofunda melhor. Ficou bacana demais isso, demais mesmo. É como se alguns autores criassem um “bastidores” do personagem X com o que aconteceu com ele depois do acontecido Y escrito por outro autor lá atrás.
O que mais me surpreendeu foi à narrativa do livro. Pelo que pude notar nesse primeiro volume, cada autor que escreveu seu capitulo, escolheu sua própria narrativa. Então temos autores que apresentam suas histórias em primeira pessoa, outro escreve em terceira pessoa, e ainda temos aqueles que escrevem de forma alternada, misturando entre primeira e terceira pessoa.
Tenho que deixar claro também que por ser escrito por diversos autores, nós temos umas histórias bem ruinzinhas, mas bem ruim mesmo de doer os olhos. Outro ponto fraco da obra é o ano de lançamento dela, por ser muito antiga, temos algumas histórias que ficaram bem datadas.
Recomendo essa obra ao menos pra conhecer o inicio dessa fantástica serie de livros. A leitura não é cansativa, apesar é claro que vão ter autores que você vai gostar mais que outros, mas todas as abordagens são boas e a leitura flui bem na maioria. Achei a leitura rápida, terminei de ler em pouco mais de uma semana lendo apenas a noite, vale a pena.