spoiler visualizarisavcorrea 18/11/2024
Pois se poderia reconhecê-lo por um toque, por seu cheiro! Poderia reconhecê-lo mesmo estando cego somente pelo ruído de sua respiração ou pelo som de seus passos. Poderia reconhecê-lo na morte, no fim do mundo.
Eu já tinha esse livro baixado no Kindle desde 2021/2022 e eu já tinha tentado começar a pegar ele pra ler, porém eu senti que não era o momento para ler ele. Eu estava certa, na minha cabeça mais infantil eu sinto que não iria entender a profundidade desse livro e tudo que ele trata sobre. Confesso que antes de pegar esse livro, eu estava com uma forte ressaca literária, porém esse aqui não me decepcionou me prendendo desde o começo. Como uma apaixonada em mitologia e percy jackson eu logo me senti acolhida, mas mesmo que vc não tenha conhecimento sobre ainda sim consegue ler e entender tudo perfeitamente, porque a autora explica muito bem.
Foi uma experiência arrebatadora e inesquecível, mas vamos por partes. Primeiro, vou falar sobre nosso casal, Aquiles e Patróclo. O romance deles começou muito cedo, quando tinham por volta de 10 anos, como uma coisa boba, florescendo. Patróclo já falava coisas tão lindas sobre seu amado que eu nunca pensaria em dizer com
30 anos, é muito lindo de ser ler porque é um amor puro, que vem de uma criança pra outra. Sem saber nomear aquilo ou saber as consequências dele.
A construção deles desde o primeiro beijo que tiveram, a mistura do medo da Tétis e a confusão do significado daquilo. Depois os momentos deles na casa do Quíron onde eles deixam os sentimentos tomarem conta de ambos. Eu amei também a parte do Quíron, porque eu ja li sobre ele em Percy Jackson então eu gosto muito dele já, além de algo q eu queria ressaltar é o fato de que tudo q ele falou nessa época foi fazendo sentido no final do livro de maneira tão satisfatória.
A autora também não escondeu os terrores da guerra, pois mostrou os horrores dela e tirou a romantização que teve/tem sobre a guerra. Ela mostra como destrói as pessoas mentalmente e fisicamente. Como a Briseida que foi capturada pra ser escrava sexual e se o patróclo não tivesse salvo ela, ela seria mais uma mulher calada e violentada.
Algo que eu pesquisei depois de ter terminado o livro foi as opiniões das pessoas sobre e uma coisa que apareceu pra mim foi uma pergunta ?“Aquiles é uma pessoa ruim?”?. Na minha opinião, não. Eu acho que ele teve sim ações erradas, obviamente. Ele deixou o orgulho vencer e não olhou pra razão, isso acarretou em milhares de desgraças, porém ele foi colocado a vida toda instruindo a isso, a glória e orgulho. O pátroclo tentou, mas como ele venceria lago que está impregnado nele?
Aquiles e Patróclo pertenciam de corpo e alma um ao outro, mas nem isso conseguiu fazer a felicidade do herói e seu amor florescerem. Pelo menos no final, eles se encontraram e tiveram a tão merecida paz.?
?“- E talvez o maior dos males, no fim de contas, seja ficar na terra quando um ente querido se foi. Não acha?”?