Armangni 17/11/2023
Uns braços
O conto ?Uns braços? foi escrita por Machado de Assis, escritor brasileiro considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira.
A obra é um conto de ficção que foi lançado pela primeira vez em 1885 na Gazeta de Notícias, pouco tempo depois do fim do Romantismo, já com algumas características do Realismo.
A obra conta a história de Inácio, um jovem de 15 anos, que, por ser aprendiz, mora com um solicitador e sua esposa, Dona Severina. O jovem começa a se apaixonar pela Dona, que retribui em segredo seu sentimento. Devido a sua paixão, Inácio pensa em fugir da casa do solicitador, mas sempre desiste pela atração que sente pelos braços de Severina, cujos estão sempre à mostra.
Um dia, o menino dorme e tem sonhos com a Dona, e enquanto está dormindo, Severina realiza o sonho dele e o beija. Um tempo depois, Inácio deixa a casa do solicitador sem saber que o beijo foi real.
O conto aborda a infelicidade da mulher em seu casamento e seu desejo secreto pelo garoto, que ela repete várias vezes durante o texto que é apenas uma criança. Percebe-se também uma crítica às mulheres daquela época.
O texto é um conto curto e rápido de ser lido, ainda que sua linguagem seja mais formal e eu tenha tido de conferir as notas explicativas várias vezes durante a leitura. Ainda assim, é uma história interessante e a linguagem não dificulta muito o entendimento do enredo da conto.
Também é legal a alternância que é feita entre o ponto de vista do jovem e da dona, fazendo com se consiga ver os dois lados da histórias. Porém, essa alternância pode acabar confundindo o leitor, por não ser feita diretamente.
(A resenha que eu fiz de trabalho KAKSKJSJ aceito opiniões)