linotea 07/06/2023
Percy roubou meu coração, e não o raio
Superou todas as minhas expectativas!
Tenho memória afetiva de Percy Jackson desde criança, por conta dos filmes (que não têm nada a ver com o livro), e esse ano finalmente tive a oportunidade de ler The Lightning Thief pela primeira vez. Estou muito satisfeita com a leitura.
Optei por comprar em Inglês para ter um contato maior com a escrita/intenção original, e isso foi algo que me encantou muito: a forma de Rick Riordan contar a história. Durante o livro, Percy e os amigos passaram por inúmeras aventuras, mas em nenhum momento pareceu cansativo acompanhar. Nesta obra, está presente o melhor conjunto para leitura: fluidez e emoção.
As personagens são bem desenvolvidas e podemos perceber muito bem suas motivações e amadurecimento (quando isso é intencional, pois existem muitos mistérios, também). Percy é uma criança muito corajosa que passou por muitas coisas negativas e de repente se pega descobrindo grandes poderes e capacidades. Ele é muito corajoso mesmo. E ele só tem 12 anos. Acho que é um dos protagonistas que mais me cativaram. E o poder dele - apesar de, aparentemente, não ter sido posto em prática em sua totalidade nesse primeiro livro - já se mostra imensamente abrangente. Houveram momentos que me fizeram gritar de animação por conta disso.
Eu entendi, também, por que o fandom não gosta dos filmes, apesar de seguir com minha memória afetiva. O livro realmente é muito mais legal - pelo menos, mais rico em detalhes, personagens e cenas marcantes -, então recomendo.
Não é necessário ter conhecimento aprofundado em Grécia Antiga para compreender a história, o que também é muito interessante. A ambientação é bem elaborada e descrita. Inclusive, acho que qualquer pessoa que lê deve perceber que isso não é um livro de fatos históricos, então não deveria ser usado para estudar. E isso está tão óbvio que também não deveria ser pauta para críticas negativas.
Eu fiquei triste, eu fiquei feliz, eu fiquei ansiosa. E eu também ri muito. Existem passagens de um humor muito cativante e isso torna a leitura leve, também. Na verdade, nem leve nem pesada: é equilibrada. Uma história muito incrível para entreter-se; aprender, sim, uma coisa ou outra; e acalentar o coração.
Mal posso esperar para ler a próxima aventura e dar continuidade ao grande arco que foi iniciado aqui.
"The real world is where the monsters are. That's where you learn whether you're any good or not."
O mundo real é onde os monstros estão. É onde você aprende se você é bom ou não.