bardo 26/08/2023
Confesso que sempre olhei essa franquia com um certo preconceito, explico, desde muito novo conheço um tanto dos mitos gregos então a ideia de uma “simplificação” ou reconto deles nunca me agradou. Já há algum tempo, entretanto, tenho curiosidade em entender porque ela tem uma quantidade considerável de fãs, a ponto do autor criar histórias inclusive envolvendo outros universos mitológicos. A necessidade de um texto mais leve e acessível para iniciar leituras em inglês deu a justificativa para finalmente conhecê-la.
A primeira coisa a ser dita é que apesar do autor subverter algumas coisas de um modo geral ele é bastante fiel aos mitos originais. O que faz a obra ser uma ótima forma de apresentar esses mitos para os jovens que não os conheçam; o próprio texto faz isso, quando cita diretamente um mito ou outro.
Outro grande mérito é o bom humor, não sei como o tom seguirá daqui em diante, mas de um modo geral temos um texto divertido e leve que combina bem com a idade dos protagonistas. O texto é bastante ágil e excetuando-se os capítulos iniciais que contextualizam algumas coisas, a história voa; não fosse o fato de estar lendo no original provavelmente teria lido em questão de dias.
Cabe ainda elogiar o fato do autor utilizar duas condições neurodiversas: o TDAH e a dislexia, dentro da história apresentando-as forma positiva, o texto inclusive faz uma leve crítica à forma como a neurodiversidade é vista no ambiente escolar, o autor não se aprofunda, mas a crítica está ali.
Algumas coisas são um tanto óbvias ou mesmo clichês, o quê de forma alguma desmerece a narrativa, ainda que penso eu, quem conheça um pouco de mitologia ou tenha alguma bagagem literária vá descobrir muito rápido o que está acontecendo. Novamente, não é um demérito, para o público a que se destina, o texto cumpre perfeitamente sua função: divertir e inspirar curiosidade sobre os mitos originais, enquanto fala sobre relação familiar, adoção, amizade entre outras coisas. O texto é leve, divertido, mas de forma alguma bobo, tem coisas bem sérias sendo tratadas nas entrelinhas.