João 19/05/2022
Volta ao mundo submarina
20.000 léguas submarinas conta a história de um naturalista francês, Aronnax, e seu auxiliar, Conseil, que partem em um navio norte americano em busca de caçar o que pensavam ser um imenso narval. Após o encontrarem, começa -se um embate com o que se revela ser um imenso e tecnológico submarino, comandado pelo enigmático capitão Nemo. No choque entre máquinas aquáticas, o naturalista, seu auxiliar e um marinheiro caem na água, são resgatados por Nemo e se descobrem presos nessa grande lata submersa.
Este livro é o que se pode chamar de um filho de seu tempo, já que expõe bastante o entusiasmo da época com as ciências naturais, a eletricidade, o positivismo e com as injustiças sociais.
Já Julio Verne mostra mais uma vez sua genialidade, pois é impossível não se admirar com seu submarino elétrico (principalmente ao se perceber que no momento em que o livro foi escrito, a lâmpada elétrica nem havia sido inventada ainda). Além de exibir um conhecimento do mundo e da natureza impressionantes.
No entanto, as extensas listas de espécies de animais que permeiam todo o livro, fazendo-o ser em parte uma enciclopédia, tornam a leitura arrastada e cansativa. Há muitos momentos entendiantes que se intercalam com partes empolgantes.
No geral, o saldo acaba sendo positivo principalmente pelo incrível submarino, muito a frente de seu tempo. É uma leitura interessante.