Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne
Júlio Verne (Em Português)
Júlio Verne (Em Português)




Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas


950 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Hans 08/01/2022

Dados podem ser empecilho
A quantidade de números e descrições de centenas de animais marinhos pode ser um obstáculo ao leitor. Eu particularmente decidi ignorar a maioria, exceto os mais importantes, e os nomes de animais de menos destaque que eu tentava pesquisar muitas vezes não conseguia encontrar uma imagem sequer.

No geral, é um livro bom, ainda que não para todo público. Foi feito para amantes de aventuras e pessoas dispostas a imaginar bastante. Impossível não rir pelo menos uma vez ou deixar de sentir uma tensão gelada em certas situações (ksksks). No final, criamos um apego grande ao Náutilus e torcemos para que Professor Aronnax siga com suas pesquisas, não parando de admirar seu capitão.

O que tornou a leitura ainda melhor foram os comentários no rodapé para TUDO, davam uma compreensão ainda maior sobre a obra. A edição da Zahar não deixa nada escapar e aponta até alguns erros do autor.
comentários(0)comente



Karen 08/01/2022

humm
Não é meu tipo de livro favorito, e tbm foi meu primeiro contato com o autor. Não sei se lerei algo do mesmo novamente. Nesse livro a leitura é lenta e o final me deixou a desejar
comentários(0)comente



Isinha 07/01/2022

Simplesmente maravilhoso
Vinte mil léguas submarinas é um livro que todos amantes de aventura deveriam ler, é muito bem escrito e conta uma história fascinante!

Tem capítulos que você não dorme enquando não finaliza, principalmente pela variedade de detalhes.

O livro é grande, porém passa voando! Mas o final da um pouco de raiva kkk ( só quem leu vai entender), mas ainda sim leria ele mil vezes! Recomendo muito
comentários(0)comente



André Luis 07/01/2022

O que esperar...
Uma viagem submarina detalhadamente descrita, por diversos pontos interessantes do planeta, todos eles, inevitavelmente, sob o "elemento líquido".

Na aventura, serão exploradas questões científicas, com destaque para a biologia dos seres marítimos, além de uma abordagem histórica, em alguns momentos, e, até mesmo, a exposição de conflitos humanos.
A história é narrada pelo professor e naturalista Pierre Arronax, cujo foco, no quesito "personagens" vai diretamente para o misterioso Capitão Nemo, chefe da "máquina submarina".
Também participam da história o arpoador Ned Land e o criado do professor, Conseil. Há ainda participantes menos relevantes, cuja aparição é ocasional e pouco detalhada.

Pontos positivos:
O cenário e a ambientação do livro são impecáveis. O autor consegue, com louvor, inserir o leitor em um universo inusitado, em que as noções de mundo se dividem entre o interior (todas as divisões do submarino) e exterior(o elemento líquido).
A construção do Capitão Nemo é tão boa quanto de qualquer personagem renomado de algum autor realista, o que é incrível, uma vez que Verne economiza muitas palavras no processo. Pequenas pinceladas nos seus hábitos e ideologia criam, sem maiores trabalhos e por conta própria, uma das figuras mais enigmáticas da história da ficção (científica).
As características didáticas do livro também merecem destaque. A obra pode ser extramamente útil para introdução na ciência, por incentivar um pensamento racional e citar autores e teorias. Como exemplo, a de Arquimedes acerca do empuxo.
Por fim, concluindo as partes positiva, creio que a imersão criada é a maior delas. E une todos os pontos citados até agora. É como um sonho, com cenário perfeito e narrativa aberta. O autor não interfere no seu pensamento, não dita todos os caminhos. Uma criança pode amar esse livro, ao passo que um adulto também pode. É um
campo livre para imaginação e devaneio, apenas com um plano de fundo definido.

Pontos negativos:
Talvez, apenas talvez, ocorreu um exagero na descrição de zoófitos, esqualos e seres do gênero. Empolgação de quem estudou demais, eu perdoo.
Os personagens poderiam ter sido mais aprofundados, assim como seus diálogos e conflitos. Algumas páginas usadas para o que eu critiquei no parágrafo acima cairiam bem aqui.
Jules Verne possui uma escrita tradicional e previsível. Sou entusiasta, mas alguns não gostam. Ele, metaforicamente, coloca pontos em um papel, que representam as aventuras. Em seguida, as liga, passando uma linha sobre os pontos. Minha objeção é que, nesse livro em especial, tais pontos ficaram claros demais. É como se, após fazer um obra, os andaimes ficassem a amostra. Nada catastrófico, porém faz com que não eu dê 5 estrelas aqui.

Um livro magnífico e divertido, li pela segunda vez e leria novamente.

Extra:
Muitos dizem que o final foi inconclusivo, e sim, ele foi. Entretanto, tudo se acerta no título "A Ilha Misteriosa". Tudo que se queira saber sobre Nemo está lá.

Frases e pensamentos:
", objeto longo, fusiforme, fosforescente, e infinitamente maior do que uma baleia."
"A pilhéria vencera a ciência." (frase específica e geralmente passa despercebida).
"É evidentemente um narval gigantesco e ao mesmo tempo elétrico."
"Quem quer abandonar presos não lhes ilumina a masmorra."
"O mar não pertence aos déspotas." (anarquia).
"Se não pertencem ao monopólio, nem por isso são piores, segundo penso".
"Na memória dos mortos, apagam-se as diferenças cronológicas".
"Foi Tasman que descobriu aquele grupo em 1643, no mesmo ano em que Torricelli inventava o barómetro e Luís XVI subia ao trono. Os leitores decidirão qual fato foi mais útil à humanidade." (mais anarquia...).
"Quem sabe se dentro de um século não se verá um segundo Nautilus!"
"O encarniçamento bárbaro e desnecessário dos pescadores fará desaparecer um dia a última baleia do oceano."
"Ordinariamente, quem não pode ir mais longe, dá-se por muito feliz em poder retroceder."
"Pode-se ir de encontro às leis humanas, mas não resistir às leis naturais."

Fim, espero ter ajudado.
comentários(0)comente



Miria139 06/01/2022

Esse livro é um grande diário de viagem, uma viagem dentro das mais profundas e desconhecidas águas da terra.

É um livro bem descritivo, o que pode tornar a leitura lenta, mas vale a pena. Levei um tempo para terminar e não me arrependo, aprendi bastante enquanto lia :p
comentários(0)comente



KarlaDias 05/01/2022

20 mil léguas submarinas
Meu livro preferido no momento! Primeiro livro do Júlio Verne que li e me levou a ler outros. Um livro perfeito pra quem gosta de aventura. Os personagens me cativaram, e o fato de o Capitão Nemo ter um passado misterioso, o que incomodou alguns leitores, teve o efeito contrário em mim, fez com que eu questionasse e criasse possibilidades sobre o que o levou a ser como é, incentivando ainda mais minha a imaginação. Sem contar que pesquisando a fundo a história do autor, você consegue descobrir os motivos que o levaram a esconder tais informações sobre o personagem. Outra coisa que incomoda algumas pessoas, mas que amei: as descrições detalhadas sobre a vida submarina. Apesar de ser cansativo ler o nome das espécies, eu particularmente gostei dessa carga científica da história.
Acredito que o final tenha acontecido rápido demais, até demorei um pouco pra digerir os acontecimentos, mas, de qualquer forma, amo o livro do começo ao fim!
André Luis 07/01/2022minha estante
Muito boa a resenha, concordo com tudo que você pontuou. Esse senhor aí que me fez começar a ler.
Júlio Verne tem uma contribuição incrível pro mundo.


André Luis 07/01/2022minha estante
Um outro livro dele que está nesse patamar é "Aventuras do Capitão Hatteras". Imagino que você vá gostar, se gostou de Vinte Mil Léguas


KarlaDias 07/01/2022minha estante
Obrigada pela recomendação, não conhecia esse :)




Lucas.Augustinho 04/01/2022

Este é o primeiro livro de Julio Verne que eu leio. É um livro bom, mas peca em deixar muita coisa do Capitão Nemo sem ter explicação, de ficar descrevendo e detalhando muita coisa sobre animais e naufrágios, e o final é um tanto palha. Ainda sim o livro é legal, vale a leitura.
comentários(0)comente



Laura 31/12/2021

Uma obra razoavelmente boa. Li por causa de Volta Ao Mundo Em 80 Dias (livro ótimo, inclusive) e achei ok.


Considero boa obra porque gosto de aventura e do Júlio Verne, contudo, até certa parte, o enredo não apresenta nada de novo na história, deixando a narrativa levemente cansativa, mas nada que tenha estragado completamente a experiência de leitura.
Camilo.GlAucia 02/01/2022minha estante
Concordo contigo....estou no capítulo 11 e a história não apresenta nenhuma novidade, só o dia a dia debaixo da água.




nana10 31/12/2021

no começo é bom, só q dps é cansativo, parece q a história não muda, tem muitas descrições de coisas relacionadas a mar e ilhas, isso me incomodou bastante então eu demorei um pouco pra ler, mas lá pro meio do livro começa a ficar mais interessante, o final eu gostei, mas poderiam ter falado mais sobre o capitão, fiquei com umas dúvidas em relação a ele, no fim foi um bom livro, tirando as coisas q eu falei
Will 31/12/2021minha estante
Moça, acabei largando na metade, perdi o ânimo justamente pela lentidão que tem no meio do livro. Está lá juntando poeira na estante ???, acha que vale a pena voltar a ler ?


nana10 31/12/2021minha estante
então moço, tenta KKKKKKKKKKKKKKK eu recomendaria vc pular logo pro capítulo do polo sul, começa a ficar mais legal na minha opinião


Laura 31/12/2021minha estante
Nossa, total! Acabei de dizer isso aqui hahahah




spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Karina183 28/12/2021

Esse foi meu primeiro contato com Julio Verne e eu tive sentimentos bem contraditórios quanto a esse livro: a leitura foi bem difícil por conta de tantas descrições detalhadas. Se tornou por diversas vezes, cansativo e não consegui "mergulhar" nesse fundo do mar e enxergar essas criaturas descritas. Botando isso de lado, foi uma boa aventura!
Ainda em meio a isso tudo, fiquei sabendo que Verne escreveu sobre submarinos quando os mesmos sequer existiam!
No geral, achei que gostaria bem mais da história mas passei por diversos momentos em que quis abandonar.
comentários(0)comente



Stephanie 20/12/2021

Interessante
Achei a adaptação bem didática. E gostei da história, me deixou com vontade de ler a versão completa.
comentários(0)comente



Lícia 18/12/2021

Esperava mais da narrativa
O pioneirismo de Júlio Verne se faz presente ao abordar um assunto como viagem submarina. É uma verdadeira aula de geografia. A leitura em si é leve, mas não me conectei muito com os personagens ou com a narrativa. O final deixa muito a desejar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



950 encontrados | exibindo 421 a 436
29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR