livrosepixels 31/05/2019Resenha do Estante X - Instagram LiterárioMeu projeto de leitura de Jules Verne começou em Janeiro e deveria ter terminado em abril (lendo os quatro livros do box). Porém, probleminhas no meio do caminho fizeram eu adiar a leitura, até que na metade de abril consegui então por o segundo livro do box na pauta. Vinte Mil Léguas Submarinas é uma narrativa extensa, porém, muito agradável, imaginativa e curiosa.
⠀
Se não me engano, esse livro é um dos seus mais bem sucedidos trabalhos. Apesar de muitos apontarem como “profecia do Submarino”, a verdade é que esse aparato militar já hávia sido desenvolvido anos antes e a tecnologia para tal continuava em estudo. Logo, a narrativa nada mais faz do que usar de uma oportunidade (a nova tecnologia) para expor o medo e curiosidade que despertava nas primeiras pessoas que o vissem.
⠀
Claro que a trama vai muito além disso. De começo temos as suposições e rumores sobre o “novo animal desconhecido”, um cetáceo gigante, um ser ancestral e por aí vai. Até que uma expedição, com o professor e naturalista Aronnax a bordo, segue em caçada ao suposto animal. Até que um acidente acontece e então o professor e seus dois outros amigos são resgatados pelo Capitão Nemo, o dono do submarino que todos achavam ser um novo animal.
⠀
É aí que a aventura começa, navegando então pelos sete mares, conhecendo cadeias de corais, cemitérios de peixes, ruínas de sociedades perdidas, lutas contra animais marinhos estranhos, entre outras coisas. Encontro de tesouros há muito perdido, uma alucinante fuga do gelo antártico e uma ilha habitada por nativos um tanto quanto hostis.
⠀
A aventura é grande e incrível, e fiquei bastante preso à narrativa, me imaginando à bordo daquele submarino improvável porém, super fantástico. Seria muito legal ver o mundo submarino de outra forma, conhecer os seus segredos e viver em meio a ele.
⠀
O livro me prendeu mais que Viagem ao Centro da Terra e, mesmo tendo lá suas boas 400 e poucas páginas, quando chega ao fim ficamos com um certo sentimento de nostalgia e emoção. Recomendo a todos.
site:
https://www.instagram.com/estantexbooks