Maíra 01/10/201820 mil léguas submarinasEste é um daqueles clássicos complicados pois, apesar de trazer uma história muito interessante e envolvente, possui um ritmo bastante irregular, o qual exige um pouco mais de paciência e atenção do leitor, principalmente por conter, em meio a grandes aventuras, um certo excesso de detalhes sobre espécies de flora e fauna marinha que, mesmo para aqueles que se interessam pelo assunto, fica cansativo e até enfadonho em determinado momento. O leitor se vê, assim, diante de uma leitura que, embora perfeitamente capaz de manter nossa curiosidade pelo que vem a seguir, acaba nos cansando um pouco.
É impossível, porém, não nos apaixonarmos pelo complexo e carismático capitão Nemo! É através da perspectiva do professor Aronnax que vamos, aos poucos, desvendando os segredos desde personagem, que envolvem um forte sentimento de vingança por trás deste ímpeto de deixar a sociedade em que vivia para trás e criar uma nova vida. E este é sem dúvida um dos pontos fortes desta obra: nos apresentar o personagem Nemo em toda a sua complexidade, personagem este que voltará ainda em outra obra de Verne, “A Ilha Misteriosa”, publicada apenas cinco anos depois de “20 Mil Léguas Submarinas”.
Um dos aspectos mais interessantes de Verne escolher contar esta história não propriamente da perspectiva do capitão Nemo, mas, sim, do estudioso Arronax, é justamente o modo como temos acesso ao olhar de um estrangeiro apresentado a este mundo que, até então, apesar de ser um estudioso da área, jamais imaginou existir. Assim, o leitor facilmente se identifica com o protagonista e se sente na sua pele quando ele se vê maravilhado por uma série de criaturas, flora marítima e culturas diferentes que encontrará pelo caminho.
Esta edição, como todas as edições de clássicos feitas pela Zahar, é muito gostosa de ler e tem um projeto editorial impecável, incluindo uma série de ilustrações originais ao longo do texto. Senti um pouco de falta dos comentários, que são apresentados apenas das edições tradicionais, mas não nas edições de bolso, pois quando lemos um clássico há sempre algo que se perde quando não somos especialistas naquele autor ou período histórico.
De todo modo, acredito que, independente da edição escolhida, esta é uma leitura que sabe recompensar a paciência e dedicação do seu leitor. Acredito que os apaixonados por aventura e, em especial, aqueles que se interessam pelos mistérios submersos que ainda aguardam serem desvendados.
site:
http://resenhandosonhos.com/20-mil-leguas-submarinas-jules-verne/