Gustavo Ventura 05/08/2014Obra prima da ficção científica e de Jules VerneJules Verne é um fantástico autor, que antecipou em suas histórias muito do que a ciência comprovaria depois. Em 20 Mil Léguas Submarinas não é diferente.
Mesclando aventura, descobrimento e ciência, o autor é capaz de nos fazer passear pelo fundo do mar, apresentando elementos reais e fictícios em profundidades abissais. Para quem realmente deseja se envolver na história, faz-se necessário viajar ao contexto da época em que a narrativa foi escrita - um mundo ainda não globalizado como o atual, onde o desconhecido ainda reinava e o desbravador era o responsável por conhecer os confins do planeta.
A única coisa que me desagradou durante a leitura foi a necessidade, em alguns parágrafos, de se descrever e classificar biologicamente os diversos animais encontrados ao fundo do mar. Trechos chatos, mas nada que tire o brilho da obra.
Quanto à edição que li (Zahar) somente elogios. Texto traduzido integralmente (diversas outras histórias do autor, em português, são adaptações), notas que complementam a história, capa-dura e folhas amareladas. Só me faz desejar que publiquem outros livros do mesmo autor com a mesma qualidade, pois Jules Verne merece!