O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary Ira Levin




Resenhas - O Bebê de Rosemary


819 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Rodrigo 27/10/2024

O Bebê de Rosemary
Livro escrito por Ira Levin, é um clássico do terror psicológico que nos coloca em uma uma atmosfera de paranoia e desconfiança. A história gira em torno de Rosemary Woodhouse, uma jovem esposa que se muda para um novo apartamento com seu marido, Guy. O casal se vê envolvido em uma comunidade peculiar e, à medida que Rosemary engravida, eventos estranhos começam a acontecer.

O autor habilmente constrói a tensão, utilizando a fragilidade da protagonista para explorar temas como a maternidade, a perda de controle e a manipulação. A narrativa é repleta de elementos sutis que instigam a desconfiança do leitor em relação a todos ao redor de Rosemary, criando uma sensação crescente de claustrofobia e desespero.

A escrita de Levin é envolvente e direta, mantendo o suspense enquanto a trama se desenrola. A representação do medo de perder a autonomia e a identidade como mulher em um mundo dominado por homens ressoa profundamente, tornando o livro relevante mesmo décadas após sua publicação.

No geral, O Bebê de Rosemary é uma obra-prima do terror psicológico que desafia a percepção da realidade e provoca reflexões sobre o papel da mulher na sociedade. É uma leitura imperdível para quem aprecia histórias que mesclam suspense e crítica social.

A adaptação para o cinema me marcou, pois assisti quando criança e a cena em que ela olha para a criança pela primeira vez, me vem a mente até hoje.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Li 24/10/2024

Quando o mal está mais próximo do que imaginamos
O clássico de Ira Levin conta a história de Rosemary Woodhouse, uma mulher jovem que se muda com o marido, Guy, para um edifício cercado por histórias sombrias. Céticos, Rosemary e Guy não dão ouvidos à mal fama do prédio e se encantam com seus vizinhos, logo fazendo amizade com muitos deles. A vida de Rosemary só ficaria ainda mais feliz se ela finalmente tivesse um bebê, mas o que a senhora Woodhouse está prestes a descobrir é que seu maior sonho pode se tornar seu pior pesadelo.

Esse foi o melhor livro de terror que eu já li. Ira Levin vai construindo aos poucos a atmosfera de horror que permeia as páginas de seu célebre livro. Com indícios aqui e ali, o autor dá um tom sombrio à obra, levando o leitor a ficar a espera de algo, esperando pelos horrores que irão destruir a harmônica e feliz vida de Rosemary.

A história é cheio de simbolismos que apontam discretamente (e às vezes não tão discretamente assim) para a trama diabólica se desenrolando na vida de Rosemary, como o icônico trecho "O bebê chutava como um demônio." que, caso você também já esteja familiarizado com esta história, sabe o quão verdadeiro era.

A leitura de O Bebê de Rosemary foi enlouquecedora. Eu tinha uma boa noção sobre o que estava acontecendo com Rosemary, já que sua história é um dos clássicos do terror, além das várias pistas que Levin deixa ao longo da leitura, e era enervante ver a personagem completamente alheia às maquinações que estavam sendo feitas ao seu redor.

Rosemary só queria ser mãe, mas seu sonho foi maculado por perversos planos. É de partir o coração ver o que aconteceu com o sonho puro de Rosemary, ver como ela acabou ficando refém do mal a sua volta, como ela apenas queria proteger seu filho, aquele que, ela acreditava, ser um ser puro e inocente.

O Bebê de Rosemary não é um clássico do terror à toa. A trama criada por Ira Levin é repleta de simbolismos e de uma atmosfera aterrorizante, que fazem o leitor temer por Rosemary, sabendo do mal que a espreitava, muito mais perto do que ela poderia sonhar.
comentários(0)comente



maquieli 23/10/2024

Previsível
O livro é bom, mas não possui nada surpreendente ou chocante, a leitura é agradável. acabei descobrindo o plot em 50%, pois desde o início eu já esperava que alguns temas fossem abordados e que fizessem parte do desfecho. tive a confirmação ao longo da narrativa.

quanto a escrita, achei mediana, simples e pouco instigante, o que fez com que eu demorasse para engatar na leitura e não sentisse vontade de continuar. sendo um gênero de terror/suspense, isso me incomodou um pouco. estou acostumada a ler livros mais lentos, mas de gêneros totalmente diferentes. em terror e suspense, sempre espero algo motivante e instigante desde o início. entretanto, gostei da construção da narrativa e da forma como o autor incluiu informações importantes para a compreensão do final. gostaria que ele tivesse aprofundado algumas questões e que o desfecho tivesse uma explicação mais detalhada.

por ser um clássico, acredito que vale a pena a leitura. recomendo!
comentários(0)comente



Isa.damasceno04 23/10/2024

Surpreendente
Eu nunca imaginei que uma história de terror pudesse ter como base uma crítica. Mas nessa história é exatamente assim, Rosemary é manipulada por todos a sua volta, de forma que comece a acreditar que está louca ou até mesmo histérica (como denominavam muitas mulheres na época)
quando afirmava que estavam tramando contra ela e seu bebê. É interessante pensar que o que mais me deu medo na história não foi a seita satanista ou um bebê materializado no diabo, mas sim sentir a sensação de desamparo que a Rosemary sentiu, como se não pudesse confiar em ninguém e como se sua opinião não tivesse valor algum. Sendo forçada a ignorar o que defendia, que estava sendo manipulada e tendo seu próprio filho na barriga prejudicado. Por fim tenho a dizer que o livro apesar de lançado em 1967, ainda diz muito sobre a realidade das mulheres de hoje, me remete muito ao relacionamento abusivo em que as mulheres são formadas a abdicar de sua própria verdade apenas para poderem sobreviver no mundo.
comentários(0)comente



Bete Conrado 22/10/2024

Um clássico do terror! Talvez para os dias de hoje não assuste tanto mas, para a época em que foi escrito era amedrontador.
Leitura rápida e fácil .
Recomendo !
comentários(0)comente



NatalNaLua 21/10/2024

O Bebê de Rosemary
Nota: 4,5. Terminei e fiquei 3 minutos olhando para a ultima frase... não sei o que comentar ainda, mas o livro me surpreendeu bastante, esperava por tudo, menos por isso.
comentários(0)comente



litera.liza 20/10/2024

Fraquíssimo
Passei muito tempo correndo desse livro/filme por medo! Acho que escutei muito minha mãe e outras pessoas contando o quanto tiveram medo e aí isso fixou na minha mente. E aí, já sabem, né!? Expectativa é a mãe da merda!

Eu adoro os livros do Raphael Montes e o último que li foi "Uma família feliz", que eu detestei. Recentemente soube que ele se inspirou em "O bebê de Rosemary" e agora entendi o motivo, os dois são igualmente ruins (para o meu gosto pessoal).

Ira Levin, o autor de Rosemary, tenta criar uma atmosfera de suspense e tensão mas, ao meu ver, falha miseravelmente. Faltam elementos para que o suspense se sustente. Assim como no livro de Raphael, a trama acaba por ser mais um drama familiar do que, de fato, um suspense/terror.

A história é contada em 230 páginas, mas, apenas na página 160 há um pequeno indício de suspense. Mas isso só acontece porque, como sabemos o gênero do livro, passamos a esperar que isso aconteça. Caso estejamos lendo desavisados, a tal tensão será MUITO fraca. Isso foi o que mais me incomodou. Um livro que se propõe a te envolver em uma atmosfera enigmática e entrega pouquíssimo para que isso aconteça... Frustrante!

Depois de percorrer todo o livro em uma narrativa bem insossa (porém, com uma escrita bastante fluida), o autor reservou as duas últimas páginas para a grande descoberta - contém ironia. E aí desenvolve um desfecho extremamente corrido e com uma cena final que pretende ousadia e entrega preguiça!
comentários(0)comente



Karol666 20/10/2024

Envolvente
A história é bem envolvente, uma escrita boa que flui. Você vai devorando o livro e quando vê chegou o final.
Superou minhas expectativas.
comentários(0)comente



karolinegodoy 20/10/2024

???
Eu terminei me sentindo otária/traída! Rosemary minha filha???? A senhora é maluca??

Vamos lá:

Dois jovens adultos recém casados, meio assim com a religião, a moça com vontade de aumentar a família e eles decidem se mudar pra um prédio que só rolou casos bizarros e de fazer qualquer um meter o pé o mais rápido possível, mas adivinhem só? Eles pensam que é a melhor decisão da vida irem pra lá?

Enfim..

A leitura é fluida e vai numa crescente. Me prendeu bastante e li de uma vez.
É bem mais suspense do que terror/horror, vai te pegando pela curiosidade e pelo pensamento de ?nem a pau!?.

Mas achei que pro desfecho foi corrido e também achei que faltou explicações de alguns acontecimentos que foram retratados um pouco pro meio do livro.

E eu não sei como a Rosemary não meteu o louco e cometeu atrocidades.
Outra coisa, como o terreno é da igreja e eles não fazem um benzimento lá de vez em quando, com tudo que já rolou?
comentários(0)comente



lucasgsan 19/10/2024

Perturbador
Muito bom o livro!! É uma história de terror e suspense, mas também um romance que propõe diversas reflexões acerca da figura da mulher na sociedade. Na época em que foi escrito, o século XX, a histeria era muito associada as mulheres. Quem transgredia ou buscava ser ?diferente? daquele papel comum da mulher boa esposa e ?anjo do lar?, era taxada como louca e histérica.

O livro mostra muito como a Rosemary se sentia sempre impotente e cheia de privações. Somente o marido tinha possibilidade de ter uma vida realmente, de trabalhar, de impor suas vontades?

Sobre o final, interpreto como um final em aberto. Entendo que muita gente não vá gostar e vai preferir o clichê, mas achei super inteligente ter sido do jeito que foi, pois abre brecha para o leitor imaginar e co-criar parte da história.

Ótima leitura e ansioso para ver o filme!
comentários(0)comente



Jel 18/10/2024

Leitura muito fluida, história bem contada e a gente consegue acompanhar os sentimentos, confusões e medos da protagonista. Rosemary só me decepcionou no final, não consegui entender os seus pensamentos, mas fora isso, todos os acontecimentos do livro me prenderam muito. Li super rápido e por ser um clássico de terror/suspense de época, me senti feliz por ser um livro fácil de ser lido!
comentários(0)comente



murilou 17/10/2024

Tão bom como o filme
Esse livro tava na minha lista faz tempo e finalmente nesse mês de outubro consegui ler ele e zero arrependimentos. Gostei muito da construção desse livro, ele vai crescendo aos poucos e só vai melhorando.
O terror mesmo do livro não são os espíritos e sim, as pessoas que estão envolta da rosemary, principalmente o marido dela. E sobre o final: gostaria de umas 100 páginas a mais da história pra poder finalizar melhor.

3.75/5
comentários(0)comente



yazmo 17/10/2024

35 do ano.
fiquei entre 3.5 e 4 estrelas. o livro é excelente e a escrita dele melhora tudo, a mente do autor é brilhante, sempre criando detalhes que melhoram a história, ao ponto de você se perguntar o que é real e o que ele criou. não vou mentir, a história seria 4.5 ou até 5 estrelas se eu não soubesse o que já sabia, e se eu não tivesse lido um mínimo detalhe da sinopse (por isso nunca leio sinopse), pra mim afetou a leitura, mas continuo achando o livro excelente.
comentários(0)comente



Lua 17/10/2024

O bebê de Rosemary
No começo achei bem chato mas quando ela fica grávida as coisas começam a acontecer de fato. Como eu odiei o marido dela, egocêntrico e arrogantemente ela era só uma extensão dele mas pra época né o que esperar. No fim eu fiquei ?Rpz tá certo isso? kkkkkk mas valeu a leitura, um clássico né.
comentários(0)comente



819 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR