spoiler visualizarJessicadS 10/08/2024
Doutor Sono
O livro traz a história de Danny Torrance trinta anos após o incidente no hotel Overlook. Agora um homem de meia-idade, ele é assombrado pelo vício alcoólico e carrega um temperamento conturbado e agressivo. A narrativa explora o cotidiano de Dan e os fantasmas que ainda o perseguem. Mesmo que seu amigo Dick, o ex-cozinheiro do hotel, tenha lhe ensinado a criar "caixas" para guardar os fantasmas mais perturbadores, Dan ainda enfrenta recaídas, talvez por conta do vício que ele tanto recriminava em seu pai, e que agora faz parte do seu legado.
Buscando redenção, Dan se muda para uma nova cidade e começa em um emprego novo. É aí que, por acaso ou destino, ele conhece Abra, uma menina de 12 anos com uma iluminação extraordinária. Dan entra para os Alcoólicos Anônimos e começa a trabalhar em um lar para idosos, onde havia um gato que sempre ficava no leito dos pacientes prestes a morrer. Dan os ajudava a fazer a passagem, pedindo que fechassem os olhos e dormissem, ganhando assim o apelido de "Doutor Sono".
Por um tempo, Abra para de se comunicar com Dan, algo que ela costumava fazer escrevendo no quadro negro dele, claro, não fisicamente. Até que, certo dia, ela avisa que alguém está sequestrando crianças e se alimentando de suas iluminações, chamadas de "vapor". É assim que Dan e Abra conhecem o "Verdadeiro Nó", um grupo quase imortal, que de fora parece composto por inofensivos idosos nômades. No entanto, uma das líderes do Nó descobre Abra e deseja capturá-la a qualquer custo, pois sua iluminação poderia fornecer vapor por muito tempo.
Assim começa a caçada: Dan e Abra contra o Verdadeiro Nó, e vice-versa. Até que Abra localiza o esconderijo deles, que por ironia do destino, fica onde era o hotel Overlook. No filme, o hotel não foi destruído, mas no livro "O Iluminado", sim. Então, os trailers do Nó ficam no espaço vazio onde o hotel existia. Claro, alguns fantasmas de Dan aparecem, e o autor sempre destaca essa luta interna dele. O Nó é destruído, e o pai de Dan faz uma última aparição, como uma redenção final, num ato de arrependimento e afeto, uma despedida.
Os anos passam e chega a comemoração dos 15 anos de sobriedade de Dan e os 15 anos de Abra. Ela passa por crises de controle de raiva, mas Dan está ali para apoiá-la. E, claro, ele continua ajudando as pessoas a partir.
O livro tem uma escrita muito envolvente, trazendo toda a profundidade e intensidade da jornada de Dan ao longo de sua vida, fechando de forma formidável a trajetória daquele pequeno menino chamado de ?velhinho?, que hoje ajuda velhinhos a partir.