A. Rios 07/08/2018Curioso Caso de Sequência Melhor que o OriginalDoutor Sono é, sem duvidas, um dos melhores livros de Stephen King. Apesar do vasto número de páginas e da óbvia deriva do autor em alguns pontos, tudo corre de uma maneira que, mesmo quando percebemos que estamos nos afastando da ação, não conseguimos odiar as interrupções.
É extremamente desconfortável ver aquele garotinho de O Iluminado já adulto, enfrentando uma vida suja de vícios e infelicidade. King consegue transmitir perfeitamente bem a agonia de de estar preso a algo ruim, sem poder - e não querer - sair desse algo.
Com o início do livro, logo entendemos que Danny tem uma mente ferrada em sua maior parte por conta de seu pai. Logo também imaginamos que, em algum momento, sua mãe também teve sua parcela de culpa, mas ao longo da leitura percebemos que não é bem assim.
Também percebemos a dificuldade que o personagem tem em seguir com sua vida mesmo após estar parcialmente no caminho certo para se livrar do vício, como se a qualquer momento ele pudesse voltar - o que, ao meu ver, também poderia ser uma referência ao som da iluminação, sobre a qual Danny não tem controle e que, muitas vezes, ou na maioria delas, aparece para fins ruins.
O livro é extremamente bem construído, com varias linhas de tempo e personagens que, de início, pensamos não uma conexão ao menos possível, mas, depois, acabam se encontrando.
É mais uma das obras eletrizantes de King, com uma batalha épica entre o bem o mal e diversas lições sobre amor, amizade e lealdade - todas sendo transmitidas tanto através dos mocinhos quando dos viloes.