vicniro 16/10/2023Uma digna continuação do primeiro livroConfesso que ao mesmo tempo que estava super empolgada para uma continuação d?O Iluminado, estava morrendo de medo dele, de alguma forma, estragar o primeiro livro pra mim. Antes de ler, li a sinopse e até dei uma desanimada, só li o livro porque já tinha me preparado psicologicamente para a leitura, mas nossa, eu não poderia estar mais errada!!! A sinopse do livro não fez jus à ele de forma alguma.
Achei bem interessante o Danny ter se tornado o que mais temia: o pai. A forma como é tratado o problema dele com álcool e essa ter sido a solução dele para a iluminação me surpreendeu, assim como ele ter se tornado o Doutor Sono e usado sua iluminação para ajudar os outros. Também gostei da forma como os fantasmas do passado reapareceram e a ajuda do Dick para o Danny se livrar deles, mas eu esperava que ele aparecesse mais nesse livro (acho que o Billy e o Hayes acabaram se tornando um pouco o que o Dick foi pra ele).
Uma coisa nesse livro que eu não gostei tanto e achei um pouco desnecessário é o Danny ser meio irmão da Lucy. Claro que foi bom pra explicar as inclinações da Abra no final assim como um pouco da origem da sua iluminação, mas se não tivesse tido isso, na minha opinião, o livro não perderia nada. Além disso, gostaria que explicasse a origem do Verdadeiro Nó e achei que foi muito conveniente a forma como foi solucionado a Sarey no armazém esperando as ordens da Rose.
Por fim, gostei muito de que tudo tenha acabado onde tudo começou: no hotel Overlook.