JP_Felix 18/10/2022
Bacana
Ainda estou decidindo o que pensar da história. Narrativamente ela é bem cansativa e grande demais para o pouco enredo e poucos acontecimentos. Eu entendo que por ser uma saga medieval há muitos pontos na vida do protagonista que o marcam, mesmo não sendo grande coisa pra um leitor, mas às vezes fiquei pensando para onde a história poderia ir e não achava uma resposta.
Em suma, há momentos excelentes por aqui, conversas e conceitos fascinantes e que são apresentados com paciência e boa construção, e acho que vale muito a pena chegar nesses momentos mesmo quando demoram a vir. Mas boa parte parece cansativa demais, o que não me fazia ficar muito ansioso para continuar.
Isso não estraga a história, só dá um tempo diferente a ela. Não é um livro a ser lido em 3 dias, é algo a digerir devagar e com calma, e então você poderá aproveitar relações construídas organicamente com uma ótima construção. Os acontecimentos seguem uma lógica narrativa que faz tudo valer a pena, e a história em si é muito boa, cresce e amadurece de forma também orgânica e válida pro clima que a narrativa apresenta.
Fitz, Veracidade, Bronco, Paciência, todos são personagens que marcam bastante quando aparecem, e é legal ver como um conceito tão profundo e interessante como o Talento é apresentado a seu tempo, com calma e sem pressa, certamente o autor sabe o que está fazendo e não atropela as coisas para provar ao leitor que há coisas boas aqui.
É uma leitura pesada, pode ser difícil para quem é acostumado com a dinâmica das obras mais populares de hoje em dia, mas tenho certeza que quem conseguir se esforçar para finalizar vai se sentir satisfeito.
Atualização: é, acho que concluí que é um excelente livro e não vejo por que não avaliar melhor, principalmente pelo contexto geral que se segue no segundo volume. É um ótimo livro, e ser denso não lhe tira seus méritos, só o torna mais de nicho, o que considero positivo, pois trata a qualidade acima da popularidade.