Erick Macedo Pinto 16/07/2023
Te ganha com o Talento
Tags de recomendação: ficção; fantasia; alta fantasia; magia; épico; fantasia épica; aventura;
Contando a sua história, de sua família e, consequentemente de Seis Ducados (região onde se passa a história), em "O Aprendiz de Assassino" vemos o bastardo FitzCavalaria Visionário contar, sob o seu ponto de vista mais velho, os seus primeiros anos dos quais ele tem algum tipo de recordação. Começando pelo seu abandono por parte da família materna (ele não conhece o pai, o príncipe herdeiro Cavalaria), seu acolhimento na corte real pelo seu avô paterno e tios até chegar ao seus primeiros passos na função de assassino da corte (pessoas treinadas nas artes de cometer assassinatos nas formas mais adequadas possíveis e adequadas para as ocasiões e que servem ao rei).
Mesmo com um mundo amplo, a autora resolveu concentrar esse primeiro volume em poucos locais, mas por conta de pequenas descrições no início de cada capítulo somos apresentados ao passado de Seis Ducados e informações que o próprio Fitz solta aos poucos ao contar sua história (recurso recorrente dele), temos um breve vislumbre sobre locais ainda não explorados na história.
Como Fitz que vamos conhecendo é bem jovem (começa a história com cerca de 6 anos), vemos como ele vai crescendo, aprendendo e dominando habilidades, errando muitas vezes nas suas escolhas, fazendo amizades e criando laços num local envolto em poder, política e tramas que nem sempre estão claras para um jovem, mas que ao longo da história ele vai adquirindo mais experiência e maturidade, lidando melhor com elas. E a formação, características dos personagens, formas como pensam e agem e como se relacionam é o grande destaque da obra. Todos possuem alguma importância para a história em si, e têm os seus momentos de brilho, ou para o Fitz.
A magia também está presente na obra. Desde o início, com habilidades que aos poucos vão sendo contadas, explicadas (o jeito Fitz de dar a informação no momento dele), mas ganhando mais destaque com o avançar dos capítulos.
Deixando muitas pontas soltas para os próximos volumes: sobre o passado de Fitz, a ameaça dos Salteadores dos Navios Vermelhos, como ficará a situação de Fitz na corte após os acontecimentos do final deste primeiro volume e também o futuro de outros personagens misteriosos ou queridos; o início da Saga do Assassino nos brinda com um ótimo primeiro livro de uma história com um ritmo próprio que vai te tocando aos poucos até você ceder ao prazer de uma boa trama, assim como o uso do Talento.