hanul_ 12/08/2022
É uma grande introdução
Ok, antes de tudo, Anne Rice é uma das (se não a) minhas escritoras favoritas e devo deixar imediatamente claro, o livro não é ruim, passa longe de ser ruim, mas ele é um grande introdução a saga das bruxas Mayfair, mas vamos por partes.
Em primeiro lugar eu achei os personagens muito bons. Rice consegue transmitir uma sensação indescritível de realidade em seus personagens, você entende o que eles sentem, você sabe porquê eles fazem certas coisas (mesmo que você não concorde com elas), ela consegue fazer isso com personagens vampiros e com certeza com seus personagens "humanos".
Em segundo, é uma trama boa, é um mistério sobrenatural que é apresentado de forma muito bem construída, cheio de detalhezinhos e pequenas reviravoltas que te acertam em cheio.
Então, por quê três estrelas?
Eu sinto que esse livro tem descrições de mais. Calma, eu sou fã de Tolkien, descrições longas e detalhadas sobre às coisas nunca me incomodaram e Rice fez muito isso nos três primeiros livros das crônicas vampirescas, mas acho que em a Hora das Bruxas, essas descrições simplesmente me deram tédio e não me ajudaram a mergulhar profundamente na história (como aconteceu nos outros livros) eu senti que era possível passar páginas e páginas sem perder nada relevante.
E ai entra o outro ponto, o volume um de a Hora das Bruxas é uma introdução de 490 páginas sobre a saga das mayfair. Conhecemos os personagens, entendemos do que a história irá falar, entendemos os problemas e os desafios que serão percorridos mas, o livro unicamente em si não funciona sozinho, aliás, me surpreende que os dois volumes de a Hora das Bruxas não sejam um livro só, pensando no enredo faz muito mais sentido pois essa é a sensação que eu tenho, que eu parei no meio de um episódio de uma série (por exemplo).
Obviamente vou ler o resto da saga e, é interessante conhecer mais da Talamasca depois deles serem tão relevantes em Rainha dos Condenados, é uma expansão de universo extremamente interessante, de qualquer forma.