Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen




Resenhas - Garota, Interrompida


660 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Christiane.Leite 22/05/2023

PRIMEIRAMENTE: SE VOCÊ É SUSCETÍVEL A GATILHOS, NÃO LEIA O LIVRO.

"Ah, que bobagem", diria o leitor incauto.
Porém, só alguém com Transtorno de Personalidade Borderline -tal qual Susanna, a autora- poderia ser capaz de compreender que o livro pode ser um gatilho para diversos espectros de transtornos psicológicos (e eu sou!).

Li esse livro numa fase em que havia abandonado o tratamento (como as jovens no livro, não acreditava que eu tinha algum problema "da cabeça") e, para mim, o gatilho foi positivo: Chorei tantas vezes por me identificar com as personagens que acabei voltando a me tratar com especialistas.

Porém, perceber-se portador(a) de transtornos psicológicos nunca é fácil. Susanna mostra isso. As demais pacientes mostram isso. A equipe de enfermagem, a equipe psiquiátrica e a equipe psicológica mostram isso. E o mais doloroso: Os pais, amigos e companheiros das pacientes mostram isso.

Susanna escancara a dor que é não compreender a si mesmo, não compreender o mundo e, pior, não sentir-se compreendido por ninguém. A narrativa do livro é rápida, como se Susanna estivesse contando cada episódio para o leitor numa mesa de café, deixando que uma memória puxe outra, e outra, e mais outra. Não é uma narrativa linear: É um livro de lembranças.

Quando o livro acaba, o leitor pode jurar ser "louco".
Mas quem não é?
comentários(0)comente



Leticia 23/05/2023

Meu queridinho
Esse é o meu preferido! Principalmente porque vi o filme antes de ler e na época foi uma explosão de sentimentos em mim. Como assim a personagem principal tinha os mesmos transtornos que eu adolescente? Quando a gente se vê nas coisas é bom demais, principalmente pra uma adolescente.

Acontece que acabei viciando mesmo nesse livro, e lá atrás já tinha lido ele uma vez atrás da outra sem parar, é daqueles livros que você lê em algumas horas se parar pra dar atenção.

Susana é uma jovem de 18 anos que toma algumas (50) aspirinas para testar um limite. É diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe (ou borderline), que literalmente a faz viver no limite, limite entre o bem e o mal, o saudável e o prejudicial, a vida e a m0rt3 e tantos outros limites, principalmente o da loucura e da sanidade.

Um tempo após o episódio das aspirinas ela vai a um novo psiquiatra que a indica internação em uma clínica, a qual ela voluntariamente (mas quase sem opção) se interna.

La ela conhece as mulheres (e alguns poucos homens) mais diferentes um dos outros, mas com um ponto crucial em comum: todos eles estão, de alguma maneira, tentando curar problemas psiquiátricos.

Vemos enfermeiras boas, enfermeiras más, pacientes que criamos um forte apego e uns outros que não sentimos nada. Esse é de longe meu livro preferido
comentários(0)comente



Juliana3411 27/05/2023

Queria ler esse livro antes de ver o filme e agora sei que foi a decisão certa para ter uma noção do que vou encontrar. Os capítulos são bem curtos, a maioria deles são focados em refletir acerca da sensação ou como é ter uma doença mental. É um panorama triste ver a forma como a psiquiatra era tratada na década de 60/70, as seções de tortura por meio de choques elétricos a qual os pacientes eram submetidos e como o sistema falhava em ajudar essas meninas ao não considerar outros fatores que vão além do biológico. Ainda assim, é possível notar a ausência dos médicos na prestação do cuidado e a importância das enfermeiras na vida das pacientes. Eu senti falta de mais detalhes sobre a vida da protagonista e dos tipos de tratamento que elas recebiam no hospital. Fora isso, é um livro muito interessante para se pensar o que antigamente era classificado como distúrbios psicológicos, a falta de humanização e atenção nos cuidados ao paciente e como a relação de gênero presente na sociedade afetava o diagnóstico e, consequentemente, a vida dessas meninas porque ao final da leitura eu não tinha certeza se todo aquele tempo de internação, de fato, tinha surtido algum efeito positivo na recuperação delas.
comentários(0)comente



l8velnguage 27/05/2023

Estava botando muito expectativa no livro já que ele gerou o filme que rendeu Oscar pra Angelina, mas depois de ler eu posso falar que o filme é bem mais complexo e completo que o livro
comentários(0)comente



Ali 29/05/2023

Girl, interrupted
Legalzinho até.
Assisti o filme e logo depois li o livro, não achei ruim mas confesso que esperava mais, algumas coisas são mais interessantes no filme do que no livro, mas gostei de saber o rumo que a vida das meninas tomaram após sair do hospital.
Não tenho muito a comentar, mas achei o livro interessante e me identifiquei um pouco com a Susanna :0

"Minha ambição era negar. Fosse o mundo denso ou oco, ele só provocava minha negação. Quando era para estar acordada, eu dormia; se devia falar, me calava; quando um prazer se oferecia a mim, eu o evitava. Minha fome, minha sede, minha solidão, o tédio e o medo, tudo isso era, sempre, uma arma apontada para meu inimigo, o mundo. É claro que o mundo não estava nem aí para esses sentimentos, e eles me atormentavam, mas eu extraía uma satisfação mórbida do meu sofrimento. Ele confirmava minha existência."
comentários(0)comente



gabi 02/06/2023

Tudo o que eu pensava ou fazia era imediatamente incorporado ao dilema. Fiz um comentário idiota ? por que não me mato? Perdi o ônibus ? melhor acabar com tudo. Até o que era bom entrava no jogo. Gostei desse filme ? talvez eu não devesse me matar.
comentários(0)comente



ce' 11/06/2023

Garota interrompida em sua música
O filme de girl interrupted estava em meu top 3 filmes favoritos, gostei muito do livro pois ele aborda temas muito necessários, mas, admito que sua leitura é confusa. Quem nunca assistiu ao filme com certeza ficaria perdido na história, só não tive esse problema pois já o assisti mais de três vezes
A história é semi autobiográfica e por isso não gosto de dar nota para histórias desse tipo, o que estou avaliando é a escrita da autora
Achei os últimos capítulos meio chatinhos, o início foi mais interessante. Preferia que a escritora tivesse continuado a falar sobre as personagens do hospital (Lisa) nesses capítulos finais
comentários(0)comente



anigonsalves 14/06/2023

Achei bom o livro, fiquei com vontade de ler por causa do filme. Não sabia que era a história real da autora. Algumas partes achei interessante. Porém confesso que quebrou minhas expectativas.
comentários(0)comente



belivts 17/06/2023

Acho que pra maioria das pessoas o livro pode soar muito chato, confuso ou até mesmo "monótono", mas, esse livro foi uma explosão de sentimentos em mim. me identifiquei muito com as narrativas da susanna (é até meio preocupante dizer) e isso me fez pensar que, apesar de q obviamente qualquer pessoa pode ler, só vai despertar emoções realmente fortes em pessoas que sofrem de algum tipo de angústia, que acaba por gerar o sentimento de reconhecimento e compreensão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



carol 26/06/2023

?ou talvez eu só fosse uma garota, interrompida.?
A genialidade de susanna foi a coisa que mais me prendeu através de toda essa leitura, não somente isso, mas a descrição de seus surtos psicóticos e suas constantes indagações sobre o que realmente definiria loucura.
comentários(0)comente



Larinha 27/06/2023

Interessante...
Na verdade a leitura flui muito bem, mas o que eu mais gostei mesmo foi que esse livro te leva para outra realidade, pq tem livros que vc lê, lê e lê e parece que está no mesmo lugar e nesse livro pareceu que eu estava em um outro lugar.
Enfim, o livro é muito bom, melhor ainda se vc quiser refletir um pouco sobre como vivemos hoje em dia, com o trabalho, a escola, a vida social, a família etc..
comentários(0)comente



duda 02/07/2023

Te amo susanna kaysen
Oq dizer sobre? é mt bom o livro mdss muito superior ao filme.

virou o meu livro favorito.

adorei a escrita dela, a leitura é super fluida.

leiam.
comentários(0)comente



660 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR