leashy loo 05/04/2023
Um amor que nasceu em meio a orgulho e preconceito
Orgulho e Preconceito foi meu primeiro contato com a escrita de Jane Austen, e preciso confessar que, apesar de já ter uma boa noção prévia sobre a trama e o estilo do livro, fui muito surpreendida.
Em minha opinião, a obra acompanha, acima de tudo, o desenvolvimento e a evolução do modo de pensar dos personagens principais (Elizabeth Bennet e Mr. Darcy). No início da narrativa, ambos carregavam uma visão um do outro carregada de vaidade e julgamentos, até que foram levados pelo amor a deixar o orgulho de lado e desfazer os preconceitos existentes em suas mentes, um por um. Nesse contexto, ambos entraram em conflitos internos que resultaram numa linda evolução pessoal e terminaram numa bela história de amor.
A maneira que Jane Austen construiu os personagens e os fez mudar ao longo do livro é genial e, em minha opinião, é sua melhor qualidade. No entanto, em muitos momentos a narrativa pareceu estagnada e lenta e isso, apesar de ser uma característica típica de livros de época, não me agrada muito.
Por esses motivos, a experiência do livro para mim valeu quatro estrelas.