spoiler visualizarR.Aguiar 10/04/2023
O livro de Pierre Grimal se dedica em fazer um estudo descritivo e problematizador da cidade romana. Desde a sua composição na origem de sua história ao seu apogeu no Imperio.
A cidade romana, urbes, foi gradualmente se modificando conforme incorporava a influência do Oriente e do mundo Helênicos (quando foi dominado por volta dos séculos III e II a.C.).
Pierre Grimal é perspicaz ao trazer uma cidade completamente diferente do que se tinha do imaginário contemporâneo. As desigualdades sociais, os problemas urbanísticos e a influência de outros povos.
Além disso, a cidade romana na época de Augusto tinha uma população de grande proporção comparada a uma sociedade pre industrial.
Portanto, o estudo elucida os leitores e pesquisadores a uma visão mais realista de um autor que pesquisou os documentos e registros históricos, para reconstruir como essa cidade foi se constituindo.
Ao contrário do positivismo, o autor nos apresenta uma influências das cidades romanas e da Antiguidade Clássica e oriental que se apresenta nos tempos modernos. Os seu problemas e soluções. A cidade era um centro coletivo administrativo, religioso e comercial, e possuía influência de seus dominadores por volta do século VII a.C., os Estruscos, que forneceram todo um conhecimento e todo uma aparato de medição para a formação da cidade de Roma. E que os romanos mais tarde construiu cidade nesse modelo.