Rogério Souto 23/06/2013
Livro das Sombras - C. A. Saltoris - Produção Independente
"França Medieval. A Inquisição anuncia a Caçada às Bruxas. Quatro irmãs tentam sobreviver em um mundo que começa a desaparecer, onde o amor de uma jovem feiticeira e um padre só pode terminar em tragédia."
Branca, Elise, Dominique e Kelly. As três primeiras irmãs Jaunet são jovens camponesas, a última, uma criança. Elas são descendentes do antigo povo mágico que vive às márgens do rio Garonne em Toulouse, na França. As irmãs Jaunet são bruxas.
Para mim, Livro das Sombras não é um livro de fantasia, e sim, um livro de ficção histórico. A autora se preocupou em trazer seus leitores para dentro de um mundo real que nós, enquanto brasileiros, desconhecemos, o mundo da feitiçaria européia, o mundo das raízes da Wicca. Os rituais muito bem descritos apresentam a suavidade e complexidade de uma crença, a mim não familiar, e que me encantou. Posso dizer que o livro me deu aulas, o livro ensinou.
Muito bem escrito e cuidadosamente construido, Livro das Sombras te faz apaixonar-se por suas personagens de personalidade tão diferenciada, por uma personagem principal com tanta força e coragem. É um livro que te prende, se lê fácil e agradavelmente. Eu fui tocado, eu fui acordado, eu fui "surrado" pela falta de inibição e vergonha que a autora teve ao descrever objetos de tortura da Santa Inquisição. Ela não teve medo de sangue, nem de dor e não teve um pingo de consciência moral, o que faz desta obra, ao meu ver, uma canditada a bestseller.
Sim, eu comprei o livro pela capa. Não, eu não sabia o que é um livro das sombras, mas hoje agora eu sei, e estou muito agradecido por isso. Livro das Sombras é um livro que merece ocupar as prateleiras das maiores livrarias do país e encher os corações de ainda mais leitores
de amor, ódio, esperança e nervosismo, assim como ele fez comigo.
Eu estou ainda embasbacado e posso dizer, com pieguice assumida e sincera, que amei esse livro e o indico e recomendo a todos. Torço para que uma editora publique-o por vias tradicionais, pois Livro das Sombras merece grande reconhecimento, como poucos.