Thaisa 23/03/2023
Mil e uma reviravoltas... E mais plot twists surgindo!
Após muitas reviravoltas chocantes e dezenas de questões que surgiram ao final do oitavo volume de "Attack on Titan", o foco, que estava em nossos protagonistas e em revelações inesperadas, muda: quando um novo ataque de titãs ocorre, outros soldados que acabaram de integrar a Divisão de Reconhecimento e que tivemos a chance de conhecê-los durante capítulos anteriores, focados em seu treinamento, são colocados à prova, tendo que assegurar a proteção dos habitantes das aldeias que estão no caminho dos titãs.
Nesse momento, vislumbramos mais o passado de vários personagens, principalmente suas relações com familiares, entendendo as motivações deles terem se juntado ao exército.
No entanto, esse volume, mesmo tendo partes mais melancólicas, não se demora nisso, mostrando mais da ação dos personagens e seus métodos para salvar as pessoas. E se engana quem pensa que os plot twists acabaram: é exatamente esse ataque súbito de alguns titãs que coloca ainda mais interrogações na mente do leitor. Sem contar que alguns nomes e contextos importantes aparecerão renovados aqui!
Hajime sabe como abordar temas sensíveis de maneiras diferentes, exaltando cada personagem, suas fraquezas e seus pontos fortes, seus arrependimentos e seus sucessos - e não apenas personagens recorrentes, mas veremos, através de outros ângulos, um conflito interessantíssimo entre ciência e fé, o que faz com esse enorme quebra-cabeça vá tomando forma e, ao mesmo tempo, é mais difícil de encaixar suas peças.
Os traços de Isayama estão mais firmes e concretos, me fazendo crer que ele encontrou seu estilo de arte; porém, mais uma vez, as ilustrações não me chamaram tanto a atenção exatamente por eu estar envolvida demais com a trama e seu desenvolvimento, que continua como ponto central do mangá.
Algo que é preciso mencionar é que o mangaká realmente entende esse mundo e seus personagens, além de trazer uma fluidez para o enredo que é quase impossível de se alcançar: ele transita entre múltiplos pontos de vista, destacando várias partes da narrativa que acontecem em momentos e lugares diferentes sem quebrar essa espontaneidade na hora de alternar todo o caos e tensão que vivemos com cada pessoa...
Do mais, eu estou adorando cada segundo dessa jornada!
Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!