Fayracr 02/01/2023
Laços de família
Neste livro, mergulhamos profundamente na história de duas famílias, os Ryan e os Lisle através das décadas.
Este é um livro absolutamente comovente, há uma conexão palpável entre leitor e os personagem, eles são construídos com tanta sensibilidade e humanidade que é impossível para quem o está lendo não sentir uma profunda empatia com os mesmos.
Este é um livro sobre os laços de família e o poder do amor. A história das duas famílias se interliga quando Mary, uma pobre empregada Irlandesa toma uma perigosa decisão unicamente levada pelo amor que sentia por uma jovem garotinha, Anna, da qual foi babá vários anos. Décadas depois a história volta a se repetir tendo Grania e Aurora como protagonistas.
Não há mocinhos ou vilões nesse livro, apenas humanos com suas falhas e defeitos e é isso que os torna tão únicos em seus sentimentos. Confesso que senti certa antipátia por Anna e sua ingratidão e também por Grania que na minha percepção era uma mulher extremista com traços infantis, tentei compreender os motivos que a levaram a tomar suas decisões porém eles não me convenceram e creio que vários conflitos poderiam ter sido evitados se o orgulho e insegurança de Grania não a tivessem deixado tão cega.
As duas personagens de que mais gostei nesse livro foram Aurora e Mary, a primeira por ser tão astuta e encantadora e a segunda por ser uma mulher forte e a frente de seu tempo, ela me despertou uma profunda empatia, por ter sofrido tanto ao longo de sua vida, não por si mesma mas pelo bem daqueles que amava.
Essa foi com certeza uma das minhas melhores leituras do ano.