Ree de Paula 03/02/2017
Apaixonante!
A Garota do Penhasco é o segundo livro da Lucinda Riley que tive o prazer de ler e agora só consigo me perguntar porque demorei tanto para conhecer essa autora. Sério!
Para começo de conversa, esse livro é um romance histórico, um dos meus gêneros preferidos, portanto devo ser suspeita de comentários. Mas a escrita da autora, eu garanto, é envolvente e fluída.
Nesse livro conhecemos personagens cativantes, com defeitos e qualidades, que despertam em nós aquele sentimento de intimidade, como se eles fossem de fato, reais.
A história é contada por Aurora e acredite quando digo que ela vai te surpreender, de diversas formas. É uma personagem marcante e simplesmente me encantou.
Aurora começa nos contando então, sobre a vida de Grania Ryan, que se muda para a casa dos pais, em Cork, uma cidadezinha irlandesa, depois de ter complicações em sua vida antiga em Nova York.
No decorrer do livro conhecemos os antepassados da família Ryan e Lisle e aí pode ficar um pouco confuso, mas para facilitar Aurora faz uma árvore genealógica que nos dá uma boa ajuda. Aos poucos vamos nos familiarizando e fazendo as ligações junto com Grania.
Há uma forte ligação entre ambas famílias e é como se uma velha história se repetisse na vida de Grania e da própria narradora, Aurora, enquanto esta era ainda criança. E a conexão entre elas é forte desde o primeiro momento, como se houvesse algo certo naquilo. Grania se sente cativada logo de cara por aquela menininha graciosa e saltitante, com seu jeito adulto e maduro, apesar da pouca idade.
Quando tudo parece monótono e incerto na vida de Grania, reviravoltas que não somos capazes de prever acontecem e ali estamos nós, acompanhando tudo através da narração de Aurora, mas sentindo que estamos do lado dos personagens, vendo tudo pessoalmente.
Lucinda tem a habilidade de nos surpreender e a cada novo capítulo a vontade de saber mais sobre os personagens e suas histórias aumenta, não sendo possível desgrudar do livro.
Admito, tentei ser forte e segurar as lágrimas, mas não deu. Esse é um daqueles livro que mexe com nossos sentimentos e com nosso psicológico, não consegui ter uma vida enquanto não terminasse de ler e fiquei desolada quando o fim chegou.
Os personagens tão bem construídos, o sentimento através de cada página, principalmente quando Aurora está falando diretamente com o leitor e o mistério que aos poucos vamos desvendando, tornam essa história tocante e quase que dolorosamente, real.
Super recomendado!
site: http://www.tresdeabril.com.br/2017/02/a-garota-do-penhasco-de-lucinda-riley.html