spoiler visualizarGabriela 02/03/2024
Eles eram apenas crianças...
A história começa introduzindo a "doença" que afeta apenas crianças e adolescentes, pelo menos os que sobrevivem...
A Ruby foi uma das poucas crianças que sobreviveram e infelizmente ela é uma das perigosas...
Eu não gosto da Ruby do começo, mas eu entendo todas as suas atitudes e a forma de agir. Tudo que ela faz gira em torno de apenas um sentimento, medo.
Medo da morte, ou no caso dessa distopia, medo de algo muito pior que a morte... Ainda mais depois do que experimentou com seus pais.
Porém, quando ela conhece Liam, Bolota e Zu, ela finalmente se dá uma chance de viver, de proteger aqueles que em tão pouco tempo de convívio se tornaram tão importantes para ela. E então, outro sentimento, que não o medo, transborda por ela, coragem. Coragem para fazer o que for necessário para proteger aqueles que lhe são importantes. Gosto da construção e mudança dela ao longo do livro e tem muito mais nos outros, tenho certeza.
O Liam foi uma luz na vida da Ruby, mesmo que estivesse quebrado por dentro, ele nunca esqueceu que se deve ter esperanças acima de qualquer problema que possa te acometer no momento (o invejo por isso) e enfrentar seus problemas com um sorriso no rosto. Ele conseguiu fazer a Ruby desabrochar, mas infelizmente, seus caminhos precisaram ser separados por um pequeno momento... Enquanto, tudo se organiza para que eles finalmente possam ficar juntos. E isso inclui o Bolota e a Zu, espero de verdade que a Zu esteja bem, eles foram a melhor amizade para a Ruby depois do baque que foi após perder a Sam.
Gosto muito dessa história, pois conseguimos ver que a maldade humana não se apieda nem mesmo das crianças.
Em Mentes Sombrias, crianças são os inimigos, que se deve matar assim que forem vistos, que vivem em campos trabalhando arduas horas, vivendo de abusos e violência constantemente, são caçadas como animais, são torturadas e usadas como armas...
Algumas passagens são fortes e dolorosas de ler, mas necessário, isso mostra que a maldade afeta a todos, independente da idade. Por que digo isso? Bom, adivinhe o que acontece quando uma minoria sofre retaliação por anos a fio...
Isso mesmo, R E V O L U Ç Ã O.