Fernanda.Caputo 12/06/2024
Um romance histórico incrível
Esta é considerada a mais importante obra em prosa do autor.
Segundo o autor russo Gógol: ?(...) A filha do capitão, decididamente a melhor obra russa do gênero narrativo. Em comparação com A filha do capitão, todos os nossos romances e novelas parecem diluídos e melosos?.
É um romance histórico e foi publicado em 1836, meses antes da morte do autor em um duelo.
O livro narra a história de Piotr, um jovem oficial que é enviado para uma distante fortaleza do Império Russo e se apaixona por Macha, filha do comandante local, quando irrompe a revolta camponesa de 1773 liderada por Emelian Pugatchóv, um cossaco que reivindicava o poder passando-se pelo falecido tsar Pedro III, marido de Catarina, a Grande.
Há várias questões muito interessantes na obra. Uma é a crítica velada à educação francesa, por meio da figura do preceptor francês de Piotr, e a valorização do fiel preceptor russo Savélitch. Púchkin, embora fosse da nobreza, e tenha recebido uma educação ocidentalizada buscava resgatar a alma russa em sua obra.
Era um escritor que refletia o caráter do povo russo. Procurava formar uma linguagem escrita que falasse a todos: do camponês alfabetizado ao Príncipe. Púchkin é considerado o maior poeta russo de todos os tempos e o iniciador da literatura russa moderna.
Outro ponto interessantíssimo é a caracterização da Revolta de Pugatchov, um episódio da história russa. O cossaco Emelian Pugatchov se autoproclamou tsar, passando-se por Pedro, marido morto de Catarina, a Grande.
O impostor reuniu um enorme exército, de quase 70.000 homens, prometendo-lhes liberdade, bem-estar e prosperidade caso assumisse o trono.
As tropas rebeldes tomaram muitas fortalezas e cidadezinhas na região sul dos Urais e do Volga, derrotaram todas as forças enviadas pelo governo para combatê-las, ocuparam um enorme território e,
assim, aterrorizaram as classes dominantes da Rússia.
No livro, Piotr que é um nobre e oficial russo conhece o revoltoso Pugatchóv em uma circunstância até cômica e isso se reflete na sua posição no desenrolar das batalhas.
A leitura é leve, rápida, envolvente. Recomendo muito!