Renato 20/11/2009O Segredo do Anel: O Legado de Maria MadalenaO tema central do livro são as personagens femininas que tiveram sua história modificada com o tempo, sendo a principal delas a polêmica Maria Madalena.
Durante uma viagem a Jerusalém, a escritora Maureen Paschal fica surpresa ao receber de um mercador, chamando-lhe pelo nome, um anel que, estivera esperando por ela durante anos. Desconcertada e sem saber o que fazer, Maureen aceita o presente e o utiliza no dedo na foto tirada para ilustrar a contra-capa de seu livro. Tempos depois, Berenger Sinclair, morador do Château des Pommes Bleues, na região de Rennes-le-Château, França, ao ver a fotografia de Maureen no livro, a identifica como "a escolhida". Segundo ele, somente a mulher digna de usar o anel estaria apta a descobrir o local exato onde está escondido um grande tesouro: o Graal que, nesta história, trata-se do Evangelho de Arques, escrito por Maria Madalena.
Com uma história bem contada e repleta de informações verídicas sobre locais, monumentos e obras de arte, Kathleen McGowan consegue neste livro surpreender o leitor, não pela história em si, pois lendas sobre o Graal não faltam nos últimos anos, mas pelo fato de, ao final de cada capítulo, a escritora acrescentar um trecho do suposto envangelho escrito por Maria Madalena, o que nos faz pensar: o evangelho realmente existe, ou suas palavras são meramente fruto da imaginação da autora? E mais: na segunda parte do livro, a autora viaja no tempo, nos leva à Galiléia no ano de 26 D.C, e conta a história de Jesus Cristo e Maria Madalena de uma forma totalmente nova, desde uma suposta rivalidade entre Jesus e João Batista, até os dias que se seguiram à crucificação, história essa que contradiz tudo o que é pregado pela Bíblia e pela Igreja.
E para quem não está satisfeito, O segredo do anel é apenas o primeiro de uma trilogia anunciada pela escritora. O segundo discorrerá sobre um outro evangelho: O Livro do Amor, escrito pelas mãos do próprio Jesus Cristo. Qual será o terceiro?