Lanna 17/03/2021
Ele voltou...
Muita gente não gosta do Harry nesse livro por conta do humor alterado dele, mas eu gosto. Acho que todos os surtos de raiva e impaciência são bem justificados e o deixam mais humano, nesse ponto preciso dizer o quanto a autora é boa em dar profundidade aos personagens. O sofrimento de Harry durante todo o livro e, principalmente, no final foram muito bem aproveitados e construídos.
Outra que se destaca é a Hermione. A sagacidade, a inteligência e a coragem dela formam uma personagem muito cativante de acompanhar, ela não é perfeita e os defeitos não diminuem seu carisma. Quando ela sacou o discurso da Umbridge, estruturou a Armada, arranjou a entrevista pro Harry e duvidou do sonho dele, eu fiquei me perguntando o que seria do Harry sem ela.
Além disso, ela se mostrou uma verdadeira grifinória todas as vezes em que afrontou a Umbridge e idealizou a Armada pra lutar pelo que acredita.
Sem palavras pra Umbridge, ela é simplesmente detestável e mostra que ser uma pessoa ruim não te torna, necessariamente, um comensal da morte.
Eu passaria horas e horas falando sobre todos os pontos interessantes desse livro, mas vou resumir em: história bem construída, bons personagens, humor e emoção, crítica a mídia sensacionalista, críticas sociais e uma ótima introdução pra guerra que se aproxima.