void_Indigo 09/03/2018
Muito Divertido!
Comecei e recomecei essa resenha várias vezes, porque achei o livro bastante instigador. O autor distribui várias "historinhas" interessantes, derrubando alguns mitos (fiquei realmente surpreso com o cinto de castidade!) e divulgando vários fatos que ocorreram ao longo da História de uma forma bem diferente do que eu conhecia. O incêndio de Roma, por exemplo.
Eu sabia (sabia assim, assim, estudei no colégio, há mais tempo que gosto de lembrar, e História não era minha matéria preferida. Estudei, passei, ficou para trás) que Nero tinha incendiado Roma e ainda ficou tocando lira para as chamas. É o tipo de coisa que gruda na memória. Mas aí você fica sabendo que essa história foi contada por seus inimigos e muito tempo depois, e que incêndios eram comuns na época, bom, a história começa a mudar de figura. Pode até ser verdade, mas pode não ser também.
Várias das histórias do livro são assim. O autor traz novos fatos, muitas vezes desconhecidos, que lançam uma nova luz em histórias que, bem ou mal, conhecemos.
As histórias sobre as falhas de figuras históricas tem um certo sabor de fofoca, mas na minha opinião apenas ilustram como seres humanos comuns podem crescer além de suas falhas e aspirar à grandeza. Ou ao menos à aparência dela (certo ditador da Ásia me vem à mente...)
Várias outras resenhas e comentários reclamam do viés direitista do livro. Para mim, isso é só mais um aspecto interessante dele. História com viés esquerdista, pelo menos onde e quando estudei, era mato! Ver os mesmos fatos com outro ponto de vista e interpretações foi bastante esclarecedor.
No mais, um livro com um estilo bem agradável e de fácil leitura. Recomendo bastante.
#DesafioLiterarioSkoob2018