HigorM 05/02/2020
'Coleção Novíssimos': sobre intenções que não se concretizaram
Se é comum uma coleção tem altos e baixos, este segundo fica a cargo de ‘Sandokan & Bakunine’ na Coleção Novíssimos. Livro de estreia de Bruno Margo, com uma aura de enigmático, o livro carrega de fato tal característica, somada a modernidade que certamente brilharia em livros do e para o século 21.
Partindo do ponto em que o laptop de Bruno sumiu, onde havia seu manuscrito inacabado, e que o mesmo foi publicado na internet, indo até a própria historia contada no livro, ‘Sandokan & Bakunine’ tinha tudo para ser um livro primoroso, mas que não passou de enfodanho e esquecível.
Embora não nova, mas atraente quando bem estruturada (vide os contemporâneos e sequer premiados, mas ótimos ‘O torreão’, de Jennifer Egan e ‘Tony & Susan’, de Austin Wright), a metalinguagem aqui é,de fato, bem eficiente, mas o problema está nos espaçamentos entre eles.
Temos o problema de Bruno com seu laptop, assim como o manuscrito divulgado na internet e comentado por anônimos em um blog, fora uma extensa bibliografia de teoria e critica literária que foi cirada, com o passar do tempo em volta do enigma do livro. Além disso, tempos a própria história, do adolescente Artur que tenta desvendar o sumiço de uma jovem. O garoto é atraído pelo explorador irlandês Barrow, que pesquisa com afinco uma mariposa na Pápua-Nova Guiné. O jovem lê os diários da persona histórica.
O livro dentro do livro dentro da internet, comentada por quem quiser, e que estava dentro de um laptop. Uma gama até que interessante. O problema é que o manuscrito ‘Sandokan & Bakunine’ não empolga. É ruim, como dizem os comentários na internet e a própria esposa de Bruno. Os personagens são apáticos, os capítulos mal-acabados (talvez a intenção original, afinal, o manuscrito foi divulgado inacabado na internet) e o que sustenta a história é ver até onde essa aventura cibernética vai.
Inicialmente original, ‘Sandokan e Baukinine’ se perde mais em um conceito e uma intenção, que uma concretização de fato. Talvez com um ar artístico ou estético, acabou por esquecer o que importa acima de tudo: literatura boa ou agradável aos leitores ao longo das 160 páginas.
A ‘Coleção Novíssimos’ tem a intenção de, em 10 livros, reunir importantes nomes da nova Literatura Portuguesa. Para saber mais sobre os outros livros, acesse:
site: leiturasedesafios.blogspot.com