Toda nudez será castigada

Toda nudez será castigada Nelson Rodrigues




Resenhas - Toda nudez será castigada


33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Rafaella 26/04/2023

Lido para faculdade.
Esse não é um livro que eu teria escolhido para ler, já que não sou a maior fã de livros em formato de roteiro, mas foi uma leitura boa.
comentários(0)comente



@ALeituradeHoje 21/07/2021

Não sei
Li o livro para o bate-papo do Grupo de Quinta. Talvez conversando com a turma eu tenha outros olhos para a obra.
Não é ruim, mas o estilo de Nelson Rodrigues não é muito o meu perfil...
É bom. Mas não me despertou nada...
comentários(0)comente



Michel Pinto Costa 06/03/2020

Primordial
Ainda hoje soa provocante, surpreendente e chocante esta obra teatral de Nelson Rodrigues.
comentários(0)comente



Ellen Rayane 11/08/2021

Uma peça de teatro!
Não é um gênero comum nas minhas leituras... Mas todas as vezes que leio gosto muito.
É muito interessante as críticas sociais dessa obra, gostei muito da moral da história.
comentários(0)comente



alexiaramalho 26/08/2020

Que escândalo!
"Pela última vez vou te chamar de pai. Meu pai, eu não irei a teu enterro!"

Nelson Rodrigues consegue representar tão bem a natureza humana que em tantos momentos desperta uma vergonha absurda no leitor. Recomendo muitíssimo essa leitura, ainda que eu não tenha tido tempo de digerir completamente.
comentários(0)comente



gatoviski 11/10/2024

Estamos pelados dentro das nossas roupas.

Toda nudez será castigada foi uma peça escrita e apresentada no Teatro Serrador em 1965, e apesar de ter todas as características clássicas do teatro de Nelson Rodrigues, a peça possui uma trama enigmática, que mesmo após o fim da leitura, eu me pego pensando sobre o quê está por trás de toda essas simbologias.
O enredo se desenvolve a partir da morte da esposa de Herculano. O seu irmão, Patrício, vê uma oportunidade de conseguir alguma vantagem financeira na situação. Ele orienta Geni, uma prostituta, a seduzir Herculano, porém Herculano tinha prometido a seu filho Serginho que não teria outra mulher após a morte de sua esposa.
Mesmo com as peculiaridades dos outros personagens, para mim, o grande enigma da peça é Serginho. É estranho como ele é um celibatário que projeta no pai a sua própria castidade.. Quando Serginho vai ao médico, por exemplo, ele sente vergonha de se despir, sabemos também pelo médico que as próprias tias dão banho no menino de dezessete anos, como se estivessem conservando a virgindade dele.
Em certo momento, Serginho vê o pai fazendo sexo com Geni, arruma uma briga em um bar, e vai para cadeia, onde ele é estuprado por um ladrão boliviano.
A mudança de comportamento do menino é vulgar. Ele culpa o pai pelo acontecido, tenta se vingar dele a qualquer custo, porém recebemos uma notícia chocante no final da peça: Patrício conta à Geni que Serginho fugiu com o ladrão que tinha o estuprado.
Acredito que a frase “Só os profetas enxergam o óbvio”, dita por Patrício, foi a que me causou mais estranheza: Um profeta que anuncia o que não muda, dos canalhas às putas, desde que o mundo é mundo, o óbvio é ululante.
comentários(0)comente



Carol Pita 07/04/2021

Uma das peças mais sérias do Nelson
Achei bem densa a leitura, sem tantos respiros cômicos como é usual do Nelson. Não é que eu não gostei, mas é que tocou em pontos que são delicados demais (uau, novidade kkkkk). Fico imaginando isso montado na época, em 65... deve ter sido realmente chocante. Mas é uma boa peça, com personagens bem construídos. Só não ta no meu top 5 Rodrigueanas.
João 08/04/2021minha estante
Só li Vestido de Noiva do Nelson, mas amei!


Carol Pita 08/04/2021minha estante
Vestido de noiva é demais!!!!




bevivendo 19/08/2024

Foi o primeiro texto de Nelson Rodrigues que li. fiquei na curiosidade após as tirinhas do Leandro Assis no instagram.

o autor deixa a desejar no desenvolvimento das personagens femininas, e escancara o machismo da sociedade da época (muito do que perdura até os dias de hoje). entendo que é um texto antigo, mas não gostei da maneira que foi desenvolvido o tema da homossexualidade.

no mais, recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Rodrigo 26/12/2020

Redescoberta
Nelson Rodrigues é maravilhoso e em 2020 aprofundei-me mais em suas produções. Já quero muito mais!
comentários(0)comente



Ingrid72 10/07/2023

A família da moral e dos bons costumes está aqui representada, até mesmo com a presença da ovelha negra. Herculano é um homem de família tradicional, religioso e puritano, que só teve uma mulher em sua vida que foi sua esposa. Com a viuvez, ficou a voltas com as carolas da família, já que prometeu ao seu filho, pouco antes da morte da sua esposa, que jamais teria outra mulher.Mas será a ovelha negra da família que mudará tudo! Patrício vive as custas do dinheiro da família, e para continuar sua boa vida, decide que seu irmão deve se casar; e a escolhida foi Geni.Patrício consegue que Herculano beba demais e vá ao prostíbulo onde Geni trabalha, e eles já combinaram que ela passará a noite com Herculano, que se vê envolvido numa relação passional, mesmo tentando negar esse seu envolvimento passional com Geni.Pela sua moral, e pelo grande envolvimento, Herculano decide se casar com Geni, mesmo com os protestos e revolta do filho, que não aceita que seu pai quebre a sua promessa.O que não se imagina, é o triângulo amoroso que se formará entre pai, filho e madrasta, que levará a um final trágico. Como minha primeira leitura do autor casou-me estranheza, até mesmo uma quebra de expectativa de tudo que já tinha ouvido falar sobre sua obra; me trazendo um outro olhar sobre o autor e sua obra. Uma história bem construída, que traz o cinismo e a hipocrisia da sociedade tradicional.
comentários(0)comente



Luci 06/06/2024

Maravilhoso
Eu praticamente devorei esse livro. Procurei no Kindle depois de começar a ler a série no Instagram do @leandro_assis_ilustra.
Uma peça dinâmica, bastante atual e com temas sensíveis, trouxe um final de cair o queixo.
comentários(0)comente



J. Maia 21/09/2024

Família tradicional brasileira
Comecei esse livro por conta das tirinhas do Leandro, que está fazendo um trabalho maravilhoso em colocar de forma extremamente fiel essa peça em formato de HQ.

O livro é escrachado, cheio deboche e claramente uma sátira aos ?princípios morais? da família tradicional.

Achei interessantes esse primeiro contato com a obra, adoraria ver a mesma sendo encenada um dia.
Janaina.Priscila 03/10/2024minha estante
Fui atrás deste livro exatamente por causa das tirinhas do Leandro. Comecei a ler e vi que está bem fiel.


J. Maia 04/10/2024minha estante
Está muito fiel, fiquei impressionada com o trabalho deles!




Uma Dose de Literatura 08/05/2022

O livro faz algumas críticas sociais muito boas, e trás tantas outras para debate, a escrita é fluida, porém incomoda um pouco o modo como se fala das mulheres. Nelson instiga o leitor a sentir nojo de certos atos e como o falso moralismo é tão atual, como o daquela época. ?
comentários(0)comente



Igor.Porfirio 06/07/2024

A primeira peça teatral que li este ano. Ousada e profunda no que se propõe, a obra me impressionou bastante.

Adorei a desenvoltura de todos os personagens, cada um deles repleto de complexidades e contradições. Nelson Rodrigues cria uma narrativa que expõe o moralismo conservador da década de 60 e suas formas de ocultar seus desejos e fraquezas – algo que ainda ressoa fortemente nos dias de hoje.

Além disso, o trabalho do @leandro_assis_ilustra transformando essa história em HQ é sensacional. Recomendo fortemente a todos!
comentários(0)comente



Debby_paula 18/08/2024

Uma história muito problemática
Uma história muito louca, cheia de reviravoltas e com muitas problemáticas.
Conheço pouco de Nelson Rodrigues, nunca tinha lido uma obra dele, apenas visto comentários e algumas cenas de séries ou filmes.
A história tem situações de violência sexual (alerta de gatilhos).
comentários(0)comente



33 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR