ariel.php 28/04/2023
América
"América" marca o reencontro dos protagonistas de "Mister Slang e o Brasil", mas agora a muitos quilômetros de distância da Tijuca. Desta vez, Lobato decidiu levar o leitor por um tour em diversas cidades estadunidenses, visitando museus, monumentos, prédios estatais e edificações modernas que serviriam de contexto para elogios e eventuais críticas ao modo americano de viver. Assim sendo, o explicita as oportunidades que o Brasil estava a perder por persistir num marasmo interrompido apenas por insurreições causadas pelo nascimento conturbado da República.
Nesse sentido, a obra de Lobato foi um desafio interessante para mim. Isto pois algumas de suas ideias estavam de fato corretas e, inclusive, já foram concretizadas no Brasil atual, enquanto que outras envelheceram ao ponto de se tornarem absurdos, a exemplo da eugenia e dos discursos deterministas. Desse modo, tal sensação foi meu principal motor para persistir na leitura, contrapondo a natureza política da obra, que não é uma das mais atrativas.
Enfim, creio que "América" não seja um dos títulos essenciais para os leitores brasileiros e que não possua tantas discussões ainda atuais. No entanto, também acredito que seja um bom livro para compreender a lógica do pensamento de Lobato. Portanto, recomendo a leitura para aqueles que se enquadram nessa última situação. Noutro caso, não me responsabilizo pela sua experiência.