Eduardo 09/08/2024Ainda estou processando toda a história, então talvez esta minha resenha não fique lá essas coisas. Mas definitivamente consigo dizer que gostei demais desse livro.
Um worldbuilding extremamente criativo e bem feito, somado a uma história que aborda temas como religiosidade, divindade, conflitos sociais e a relação conturbada que a nobreza e a plebe tem, e muitas outras questões.
Os personagens são muito humanos, trágicos e carismáticos; gostei muito da história e do desfecho de Kelsier, e especialmente de Vin, e de como ela foi de alguém judiada e que não conhecia amor, para alguém que forte e que é amada por muitos e de muitas formas.
Realmente um livro muito bom, que na mesma medida que resolve enigmas, deixa outros maiores para o próximo - tio Sanderson manda ver aqui.
Não dei 5 estrelas pois, apesar do livro todas as qualidades, o livro tem um começo bem lento, e alguns detalhes estranhos, principalmente no final da história, qua não pareciam ser algo realmente planejado pelo autor.