Wagner Fernandes 05/12/2022Mistborn: A melhor fantasia do século 21 até agora!Meu Deus! Não acredito que eu ainda não tinha feito uma resenha de MISTBORN!
Bom, vamos remediar isso.
"Mistborn" é um livro maravilhoso, a melhor e mais extraordinária fantasia que li nos últimos anos. Talvez seja a mais fantástica desde "O Senhor dos Anéis".
Escrita por Brandon Sanderson, um jovem autor norte-americano muito talentoso e prolífico, MISTBORN segue a famosa "Jornada do Herói" de forma exemplar.
Na história, somos apresentados à heroína Vin, uma jovem ladra órfã de 16 anos que vive na pobreza na cidade de Luthadel, capital do Império Final. Ali, ocultando-se nas sombras para roubar, Vin vive com uma gangue de ladrões e sofre abusos de seu líder cruel. Ela passa por provações e angústias pessoais até conhecer Kelsier, um Nascido das Brumas (daí o nome do livro "Mistborn"), que a identifica como uma Nascida das Brumas também e deseja treiná-la.
Os Nascidos das Brumas têm poderes especiais ao ingerirem determinados tipos de metais, e Kelsier ensina Vin a controlar esses poderes.
Nesse mundo existem superseres, mutantes. São chamados Brumosos. Cada um pode extrair poder de um metal apenas: superaudição, superforça, supervelocidade etc. Já os Nascidos da Bruma são especiais, podendo ganhar poderes combinados de diversos metais.
O Império Final é dominado há 1.000 anos pelo tirano chamado Senhor Soberano, que ganhou poderes e imortalidade ao derrotar um mal terrível no passado e reprime com violência qualquer rebelião.
Kelsier foi um desses rebeldes, que foi preso numa mina para trabalhos forçados, mas conseguiu a rara proeza de escapar da prisão onde sofreu tortura. E agora ele quer vingança e seu plano é quase impossível: derrotar o Senhor Soberano.
Assim, ele reune um grupo de Brumosos. E ao conhecer a menina Vin, uma Mistborn, ele decide treiná-la para incluí-la em seu grupo "suicida" que pretende derrubar o tirano. Com Vin como discípula e aliada, Kelsier quer por fim ao reinado de terror do Senhor Soberano.
Ao contrário do que muitos imaginam, não é uma fantasia "medieval". Está mais para algo do tipo fantasia da "Era Moderna", pois o cenário lembra uma Europa entre o final do século 16 e meados do 18 (1580-1740). Você consegue imaginar as festas no palácio dos reis franceses. As cenas das festas são bem legais. As tramas políticas, os planos de Kelsier... Sensacionais.
"Mistborn" é um tipo de "super-heróis" da Idade Moderna pré Revolução Francesa. Um universo literário bem construído, com contexto que nos leva a acreditar que tal mundo existe em alguma realidade paralela.
É uma trama extraordinária que compensa cada página lida. Suas mais de 600 páginas passam voando e no final deixam um gosto de "quero mais". Felizmente TEM MAIS! É uma trilogia. E uma segunda trilogia que se passa numa espécie de "Era Vitoriana" daquele universo. Livros para ler e reler. E com certeza merece uma adaptação para o cinema!
NOTA: 10.