Rodrigo Scarabelli 04/07/2021
Com vocês, o famoso ladrão de casaca!
O seriado 'Lupin' da Netflix instigou-me a conhecer o personagem e seu universo, criado por Maurice Leblanc. Sim, até então não conhecia os livros, porém sua fama sempre me circulou. Um amigo fascinado pelo atrevimento do cambrioleur aqui, uma resenha instigando a ler as peripécias do gatuno acolá. Foi o seriado caprichado do streaming, porém, o que tornou inadiável a vontade de ler.
E agora o requintado larápio ganha mais um fã, transportei-me para junto da população francesa das histórias, ávida por ler estampada nos jornais qual a última peripécia aprontada pelo sardônico "Robin Hood" que roubava dos muito ricos, gananciosos, avarentos e inescrupulosos. Se não distribuía necessariamente aos pobres como aludiria a comparação, ao menos no imaginário popular ele dava uma lição aos poderosos, baixava a bola dos considerados "invencíveis" com umas pitadas de humilhação pelo atrevimento e assim conquistava o coração geral.
Esse livro funciona muito bem como introdução aos contos de Lupin. Entre as histórias temos a relação 'gato-e-rato' com o inspetor Ganimard e a inusitada consideração mútua nesse jogo; a criação do mito Lupin que mexia com o imaginário das pessoas fornecendo ele próprio suas histórias para a imprensa (visionário!); um vislumbre da infância do anti-heroi; o início da amizade com um amigo, o seu "Watson"; a primeira e única vez em que Lupin é quem fora ludibriado e surrupiado pela 'vítima'; a história do colar que inspirou o seriado; até uma paixonite do ladrão. Por fim, o livro encerra com os dois gigantes da literatura investigativa se esbarrando: Arsène Lupin e Sherlock Holmes (no livro aparece com o nome trocado, Herlock Sholmès, por divergências com o outro autor ao usar seu personagem).
Nesse livro também já aparecem bem estabelecidas as características fascinantes do gentleman cambrioleur. Além da inteligência avançada e engenhosidade dos roubos, o atrevimento e ironia das suas ações e falas (sem perder a educação refinada e espirituosidade) trazem ao leitor entretenimento de primeira!
Já providenciei meu próximo livro do ladrão de casaca: 'Arsène Lupin contra Herlock Sholmès'. Promete!!