Breves Narrativas Diplomáticas

Breves Narrativas Diplomáticas Celso Amorim




Resenhas - Breves narrativas diplomáticas


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Tori Rios 01/10/2024

Um detalhe de memória
Eu me inspiro muito no Celso Amorim, mas tirando minha admiração...... Como ele guarda tanta informação? Ele anotou tudo isso? Todos esses nomes, siglas, datas, objetivos...como alguém devora uma coisa dessas
comentários(0)comente



Ogaiht 01/08/2023

Narrativas de um Diplomata Exemplar
Celso Amorim é um renomado diplomata com uma vasta experiência. Esteve à frente do Itamaraty nos governos Itamar Franco e Lula e foi ministro da defesa no governo Dilma. Nesta obra, Amorim compartilha suas principais experiências como ministro das relações exteriores no governo Lula, narrando as negociações da Alca, a crise entre Venezuela e Colômbia, a formação do IBAS, uma espécie de ensaio para os Brics, etc. Tudo com uma linguagem fácil, didática e prazerosa. Este livro é belo retrato de um período onde o Brasil ampliou sua projeção no mundo.
comentários(0)comente



gangafefe 14/10/2021

Commentarius
Júlio César, ao condensar os registros de sua vida militar e política em dois apanhados escritos, De Bello Civii e De Bello Gallico, utilizou de um gênero literário típico à sua época, o commentarius. Esta palavra em latim possuía valor semântico diverso da nossa palavra comentário, se aproximando muito mais do que para nós representa o termo memória. Com o perdão da poesia, Celso Amorim condensa os registros de sua aguerridas batalhas diplomáticas para estabelecimento de uma política externa ativa e altiva para o Brasil.
Sendo este livro a coletânea de anotações em suas agendas e moleskines, conseguimos um retrato da rotina exaustiva que o posto de Ministro o exigia, sem que o peso de seu extenso conhecimento técnico, laureado outrora com a medalha de veirmel Lafayette de Carvalho e Silva ao concluir seu curso de formação diplomática, torna-se sua expressão textual sisuda. Ao mencionar isso, confesso ser este meu ponto de afeição com o livro, em especial o cuidado delicado de retratar tão bem as relações pessoais, quanto as institucionais, que são peças chaves no valor efetivo desta obra aos interessados por política externa, e pela vida dos agentes diplomáticos. Sendo assim, tanto degluti o desenvolvimento de temas centrais da política externa das décadas de 90 e 2000, quanto obtive conhecimento sobre a necessidade do embaixador brasileiro na Nigéria adornar suas janelas com redes de proteção contra babuínos. Por essa oferta de competência técnico-institucional bem interligada a uma personalidade sensível ao cotidiano, que este livro se torna uma boa experiência aos que buscam ambos.
comentários(0)comente



afarialima 06/11/2020

Paixão das Relações Internacionais
Com algumas histórias de "bastidores" de como as negociações internacionais e a política externa acontecem é fácil se apaixonar pelo Celso Amorim e pela construção de uma política externa brasileira independente, altiva e ativa!
comentários(0)comente



Henrique1088 07/02/2019

Ótimo livro.
Ótimo livro para quem está começando a jornada em busca carreira diplomática ou apenas para quem tem curiosidade de como funciona a atuação dos Ministério de Relações Exteriores. O autor relata diversas reuniões e acordos que celebrou no tempo em que era Ministro das Relações Exteriores do Brasil com algumas anedotas e discussões.
Importante salientar que o autor demonstra como é efetivamente o trabalho realizado por um Ministro das Relações Exteriores, com jornadas exaustivas de trabalho, seja em meras formalidades, viagens ou reuniões, estas que podem ser promissoras ou não.
O Ministro nos apresenta a sua visão de como buscou para o Brasil diversos investimentos, bem como investimentos brasileiros fora do país, como na África.
Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Shayenne Castelo 03/09/2017

BREVES NARRATIVAS DIPLOMÁTICAS
O título é autoexplicativo. O autor elege temas como África, Iraque, Venezuela, Alca, Doha, Ibas, Unasul e coloca neles suas impressões como Ministro das Relações Exteriores, principalmente do governo Lula. Leitura agradável.
comentários(0)comente



Caroline1442 26/03/2017

Bom livro
É um bom livro e cumpre o que promete.
Para complementar/aprofundar a leitura recomendo que leiam "Conversas com jovens diplomatas".
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR