Pílades e Orestes

Pílades e Orestes Machado de Assis




Resenhas - Pílades e Orestes


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Alexandra 20/01/2024

Orestes na versão de Machado
Conto de Machado de Assis que se inspira na tragédia grega de Euripedes, Orestes. Narrativa envolvente, como Machado sabe bem desenvolver.
comentários(0)comente



Sara Vitoria 25/04/2023

Conto com romance lgbtq+
Machado consegue manter o magnetismo em poucas páginas. Minha professora da facul mencionou esse conto, após na sala comentarem que bentinho e Escobar poderia ser um provável casal e falou de Oscar Wilde também e Quintanilha e Gonçalves são muito bem construídos nesse conto, você sente por esses persongens e paira o amor entre os dois na história.Estou me aventurando nos contos do Machado e amando.
comentários(0)comente



Joyce231 13/12/2022

Meio decepcionante
Um conto incrivelmente curto e, sendo uma história de Machado de Assis, definitivamente bem escrito. Apesar da relação dos protagonistas ser interessante, o final me decepcionou. Achei a conclusão rápida demais e a forma como Quintanilha resolveu seus impasses me desagradou. A parte notável desse conto é poder analisar o contraste de personalidade de Quintanilha e Gonçalves, poder ver como eles lidam com uma mesma situação de modos bem diferentes.
comentários(0)comente



Lucas Gabriel 20/06/2022

Palavras não ditas
Descobri esse conto em uma lista "clássicos lgbt que ninguém conhece" fiquei curioso. Não esperava um felizes para sempre mas também não esperava por esse final...
comentários(0)comente



Cássio Cipriano 11/04/2022

E assim nasceu o clichê do gay apaixonado pelo amigo hetero
Em um conto curto e com uma escrita rebuscada, tal qual todas as suas obras, Machado de Assis nos apresenta aos amigos Quintanilha e Gonçalves, dois homens adultos na faixa dos trinta e poucos anos, que moram juntos e, por serem solteiros, acabam caindo na boca do povo.
Tudo muda quando Camila surge na história, despertando interesse em um deles e amargura do outro. Os atritos acabam revelando sentimentos inexplorados pelos dois amigos e é interessantíssimo fazer essa leitura nos dias atuais e perceber que caminhamos a passos tão lentos na forma como a sociedade e os próprios indivíduos tratam as relações LGBTQIA+, principalmente nas regiões de interior do Brasil.
comentários(0)comente



dia 26/08/2021

Pilades e Orestes
Que final! A escrita de Machado é maravilhosa. Amei como o conto é narrado e como termina, estou pensando até agora sobre.
comentários(0)comente



Marina 05/05/2021

Mais um grande conto do Machado de Assis que faz intertextualidade com a mitologia grega. O conto conta a história de Quintanilha e Gonçales (nosso Pílades e Orestes), grandes amigos, quase irmãos, que nenhuma controvérsia da vida é capaz de separar ou abalar, até a chega de Camila.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8