Pappa 12/11/2009Ótima surpresaÉ estranho como este livro me chamou a atenção desde o primeiro parágrafo. Ele conta a vida de Toru Okada a partir do ponto que eventos bizarros passam a acontecer em sua vida. A princípio parece uma história normal, seu gato desaparece e sua esposa pede para que o encontre. Porém conforme novos personagens e eventos vão surgindo na história, tudo vai se distorcendo até um ponto em que é difícil dizer quais passagens são ilusões, sonhos ou realidade. Este é o ponto mais interessante do livro para mim.
A parte que mais gostei foram as narrativas de guerra de um veterano da segunda guerra mundial que Toru encontra em sua jornada. Chegam a ser arrepiantes em algumas partes.
Algumas pessoas dizem que o autor deixa o final do livro muito vago, mas na minha opinião este é o estilo dele, deixar a imaginação dos leitores tirar suas próprias conclusões.
Já ouvi dizer que Haruki Murakami segue a linha do existencialismo de Kafka. Pois vou começar a ler Kafka para saber se isso é verdade, porque se for, é mais uma rica fonte para futuras leituras.