Ale Salvia @estantedaale 29/05/2021
"Escrito com Sangue do meu Coração" no blog Estante da Ale
Antes de mais nada, sobre a premissa: o livro começa em 1778 e será dividido em partes, já que temos personagens em 1980 também. Teremos outra linha temporal sendo abordada, mas não vou contar qual será para vocês se surpreenderem assim como eu. O que posso adiantar é que acompanharemos a narrativa de Claire, Jamie, Brianna, Roger, Ian e William.
Por mais que seja um drama, uma fantasia com temas políticos fortes, Outlander é um romance de alto nível. O casal permanece apaixonado, fiel aos seus sentimentos, com diálogos memoráveis e nada de frescuras. Já maduros e com um passado conturbado, Jamie e Claire se encontram em uma fase mais segura quanto ao seu relacionamento e por mais que tenhamos alguns detalhes a resolver (resquício do livro 7), todo o desenrolar é coerente e cheio de paixão. Chega até mesmo ser inspirador já que a base da relação é simplesmente o amor e confiança, qualquer problemática que surge, ambos estão lá juntos para resolver. A sinceridade das respostas e a maneira de respeitarem os momentos um do outro, é maravilhoso.
Neste capítulo da saga, a viagem no tempo permanece intercalada com a realidade. A revolução americana está se aproximando e nosso casal não ficará imune. E quando falo casal, falo que Claire não deixará Jamie ir sozinho para a linha de frente não, ela é uma apaixonada médica que segue sua missão a risca, então prepara o coração! A força dessa protagonista permanece intacta mesmo após tantas perdas e conflitos. Sua inteligência e dedicação se destacam ao lado do sentimento puro e sincero de amor, amor este pelo marido, pelos filhos e até mesmo por sua profissão.
Paralelo a Claire e Jamie, temos Roger e Brianna que geram muuuuita discussão para os fãs da série. Sei que tem um fandon enorme que não gosta desses personagens, mas eu os amo e vou defendê-los até o fim. Ops, quero dizer, eu amo a Brianna. O Roger tem algumas partes bem chatinhas, assumo. Mas Bree é minha pedrinha preciosa que vou defender até o fim, rs. A relação deles com os filhos está muito gostosa de seguir e o desfecho do casal é o que mais me empolga para a continuação. Sem contar que são eles que estão construindo toda a base para a viagem do tempo, a parte "lógica" da questão, fica totalmente por conta de Bree.
Enquanto isso, temos William... Ai ai ai, eu juro que tento gostar dele, mas não dá, não me desce, o acho muito mimado e irritante. As partes as quais ele é o foco (foram muitas nesse livro!) são bem cansativas. Minha sorte é que Ian está ali para manter minha atenção. Pois é, os primos passarão boa parte desse livro juntos, o que vejo como uma tentativa da autora de me fazer engolir William (não deu certo, mas pelo menos ela tentou, né? rs).
E é claro que eu vou citar meu outro casal perfeito: Fergus e Marsali. Como eles me fazem sofrer! Minhas lágrimas vieram por conta deles e com certeza, foi um dos maiores dramas de todos os livros. Não sei nem se vou conseguir superar! Eles sempre foram bem secundários, mas passaram por tanta coisa e ainda permanecem na luta para criar suas crianças. Confesso que queria muito mais deles do que nos é apresentado.
Entretanto, ainda assim considero a obra equilibrada e muito bem desenvolvida. Você vai sorrir, você vai chorar, você vai surtar muito e ao chegar ao final ficará impressionada para onde toda essa jornada te trouxe. Não é repetitivo, são histórias de vida com erros e acertos. Encontros e desencontros. Dores e felicidade. Sei que sou suspeita, mas realmente considero Outlander uma das melhores sagas literárias da atualiadade. Completinha, com detalhes históricos e criativos que deixam o enredo cada vez mais rico e envolvente. Personagens icônicos. PERFEITO DEMAIS! É um livro favoritado sem sombras de dúvidas!
"Escrito com o sangue do meu coração" parece que realmente foi escrito com o coração. É uma jornada sensível, dolorosa, inspiradora. Tem pontos abertos para serem resolvidos no livro 9? Sim, tem. Porém, não vou negar que o final da obra deixa o leitor com um delicioso e satisfeito sorriso.
site: https://estante-da-ale.blogspot.com/2021/05/livro-escrito-com-o-sangue-do-meu.html