spoiler visualizarRonaldo Thomé 01/12/2021
"Together we stand, divided we fall(...)"
Hipnotizante!
Fazia algum tempo que eu não lia um livro num período curto - um ou dois dias - até porque, em geral, prefiro ler mais devagar, às vezes levando um bom tempo. Mas, aqui, o conteúdo e a agilidade da prosa me cativaram a tal ponto que consegui finalizar a obra em bem pouco tempo.
Ítalo Calvino é integrante do Realismo Fantástico - você nota diversas semelhanças dele com autores como Borges, por exemplo. Sua escrita é filosófica, mas nunca deixa de ser agradável e interessante. Ele usa muitos simbolismos na suas histórias, mas sempre consegue contá-las de maneira saborosa e viciante.
Temos aqui uma história insólita onde um nobre, o Visconde Medardo di Terralba - fica terrivelmente multilado durante a guerra; seu corpo é partido ao meio na vertical, mas uma das metades é recolhida ainda viva, sobrevive e se recupera (!). No entanto, ao voltar para casa, sua família e povoado descobrem que ele se tornou terrivelmente mau e cruel, capaz de condenar pessoas à morte por delitos bobos, ou até mesmo sem motivo algum.
Passado algum tempo, uma outra faceta sua se revela: de repente o visconde, que ganhou o apelido de Mesquinho, passa a agir de forma altruísta, terna e doce com muitas pessoas. Rapidamente o vilarejo descobre que, na verdade, a outra metade também sobreviveu, e agora também regressara para casa.
Essa história é tão bizarra quanto fascinante, pois Calvino a usa para falar sobre valores e sentimentos muito humanos. É comum em filosofia, assim como em religião, se falar na divisão do ser humano em bem e mal, na forma como nossa natureza pode ser dualista. Assim, Calvino especula como poderia ser caso essas duas naturezas se separassem. Como agiríamos? Como as pessoas nos veriam? Será que seria realmente bom se nosso lado bom se separasse do lado mau?
Há muitos ótimos personagens na trama, como o narrador (sobrinho de Medardo e vítima constante da sua maldade), o doutor Trelawney (um médico marinheiro contador de histórias), Sebastiana (a ama de leite que cuidou do jovem nobre desde pequeno), Pamela (a jovem por quem as duas metades do visconde se apaixonam, e apronta um rebuliço para resolver o problema).
Esse é mais um pequeno grande livro que vai surpreender você!
Indicado para: quem quer ler uma história diferente de tudo, onde o impossível parece se tornar real e você sai refletindo para sempre.
Nota: 10,0 de 10.