Vinícius 17/02/2012
Use com parcimônia.
Este livro propõe uma rotina de treino e mudanças de hábitos alimentares baseados em 11 'super' alimentos. Não existe tal coisa como 'super' comidas e um alimento não pode ser avaliado fora do contexto de uma dieta geral. Se você é um sedentário que está acima do peso e quer mudar de vida, esse livro "pode" funcionar.
O livro não se preocupa em abordar conceitos fundamentais como balanço energético, gasto calórico e macro nutrientes. Ao invés disso o autor foca nas mudanças de hábitos e na utilização dos 'super' alimentos, apostando que as escolhas do leitor criarão as condições necessárias para obter resultados. Associado a isso propõe o adoção de 6 refeições diárias como se essa frequência maior trouxesse alguma vantagem metabólica.
A dieta proposta no livro tem alguns efeitos colaterais. Ao adotar os 11 'super' alimentos propostos pelo autor como base da dieta, o leitor pode terminar por limitar demais seu cardápio e criar uma dieta deficiente em certos micro nutrientes. Além disso, a utilização constante desses alimentos pode ser entediante contribuindo para o fracasso da deita. Além disso, a adoção desses alimentos não garante a criação de um déficit calórico, necessário para a perda de peso, e o regime de 6 refeições pode não se adaptar ao estilo de vida do leitor, mais um fator que contribuiria para o fracasso da dieta.
A adoção das mudanças de hábitos alimentares proposta pelo livro pode trazer bons resultados para indivíduos sedentários com sobre peso. A rotina de exercícios contida no livro pode trazer benéficos adicionais para estes indivíduos que se beneficiaram por um período inicial de adaptação, comum aos iniciantes de atividades físicas.