@tayrequiao 14/07/2021Boa leitura de apoio para ler "Medeia"Essa foi uma leitura que surgiu por acaso na minha lista. Eu queria muito ler "Medeia", uma das peças mais festejadas do teatro grego, mas senti que precisava conhecer melhor os motivos que geraram a vingança narrada por Eurípides. E essa história está justamente nesse livro.
Para assumir o reino da Tessália, usurpado por seu tio Pélias, Jasão precisa iniciar uma expedição junto com os tripulantes do Argo, através dos mares, atrás do velo de ouro, um tesouro a que se atribuía o poder de trazer prosperidade e riqueza a quem o possuísse. Esse tesouro está na longínqua Cólquida, protegido pelo Rei e sua filha, Medeia, uma poderosa feiticeira.
O livro, portanto, vai nos apresentar à trajetória desse herói e de seus amigos em mares que nunca haviam sido navegados, enfrentando perigos naturais e mitológicos, até chegar à Cólquida e tentar reaver o velo de ouro.
Medeia, protetora do velo, após ser flechada por Eros, a pedido de Afrodite, acaba se apaixonando por Jasão e o ajudando a roubar o tesouro e decide fugir com ele. É aqui que começa a história desse casal, cujo fim será narrado na obra de Eurípides.
Não posso dizer que foi um livro que eu amei. O mito é bem narrado, mas a trajetória marítima desse herói é repetitiva e cansativa. A cada novo local, surge um novo obstáculo, que logo é superado. Acaba sendo até previsível, o que sempre me faz perder um pouco o interesse pela leitura.
Mas, ele atendeu ao meu propósito que, como disse, era conhecer a origem da relação entre eles. Então, foi uma boa leitura de apoio para iniciar a "Medeia" que, aliás, é provável que seja o próximo review por aqui!
site:
https://www.instagram.com/tayporaqui/