O Bisturi de Ouro

O Bisturi de Ouro Chaiene Santos




Resenhas - O Bisturi de Ouro


65 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Três Leitoras 12/10/2014

Resenha: O Bisturi de Ouro
Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia, enxergar o futuro com os olhos da sabedoria.

No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía.

O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e, depois de descobrir a culpa do amigo, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.

Com a história do bisturi tecida nas linhas deste livro, Chaiene Santos levou-me a recordar a sensação que tenho sempre que leio Edgar Alan Poe. A história sobre Eduardo possui um Q de realismo fantástico, mas vale ressaltar que o fantástico está na narrativa, na construção do mistério e criação do suspense. Nada é abrupto, tudo é revelado aos poucos como num filme de Hitchcock. Prenda a respiração e surpreenda-se.

Continue lendo no link

site: http://tresleitoras.blogspot.com.br/2014/10/resenha-o-bisturi-de-ouro.html
comentários(0)comente



Emerson 07/11/2014

Resenha O bisturi de ouro Chaiene Santos
Tudo começa em ordem cronológica. Eduardo é um garoto de família humilde que vive em um pequeno vilarejo da cidade de Monte Belo no Rio de Janeiro e tinha um grande sonho: Ser médico. Apesar de todas as dificuldades em que viviam sua mãe sempre o apoiou e juntava seu pouco dinheiro suado para ajudar o filho a realizar o seu sonho, seu pai, apesar de acreditar que o filho deveria procurar algo mais próximo de sua realidade aos poucos cedeu ao imenso desejo do filho e passou a sonhar junto com ele.

Somos apresentados a sua família, amigos, inimigos e seu primeiro grande amor.

Sua inteligência fazia com que muitas pessoas o admirassem e também com que alguém em especial o invejasse. Glauco sempre fora um menino rude, era cria de um pai que o cobrava muito, queria tudo o que Eduardo tinha... Inclusive sua namorada na época que se chamava Helena.

O tempo foi passando e com ele, a inveja de Glauco aumentando. Até que um dia Dona Catarina - mãe de Eduardo - foi assassinada misteriosamente. Logo os irmãos de Eduardo, seu pai e o mesmo descobriram que o assassino queria era o baú de Dona Catarina, recheado de dinheiro para realizar o sonho de ver o filho formado em medicina.

Sem provas concretas, os policiais decidiram deixar o caso de Dona Catarina de lado. Assim, Eduardo e sua família tiveram de continuar sua vida... Como sempre foram muito pobres e agora com o dinheiro que lhes foi roubado, Eduardo tinha quase desistido da careira de médico. O menino nunca parava de lutar por aquilo que era seu sonho, trabalhou muito, estudou muito e enfim estava pronto para o tão esperado vestibular para Medicina.

Nesse livro temos um forte mocinho e um forte vilão. Vejo eles como os grandes principais do livro, protagonista e antagonista, lado a lado.

Santos tem uma narrativa em terceira pessoa rápida e pontual, o que nos permite uma leitura breve e sem enrolação. As cenas são rápidas e breves, intercaladas com poucas cenas detalhadas ou com reflexões. O autor soube prender a atenção mesmo.


site: http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Amanda's Tale 08/11/2014

O Bisturi de Ouro
Olá pessoal, tudo bem? Então, venho trazer mais uma resenha de um autor parceiro do blog, eu achei a leitura um pouco diferente do que estou acostumada a ler, e gostei bastante, então vamos conhecer a estória do livro e depois saber a minha opinião.
Nesse livro conhecemos Eduardo um menino que veio de uma família pobre, que luta para realizar seu maior sonho que é ser médico. Por viver em uma época que filho de operário é operário - muitos não acreditam que Edu vai conseguir chegar tão longe.
Mesmo com todas as dificuldades, sua mãe lhe deu muito apoio e sempre acreditou na capacidade de seu filho, por vê-lo sendo esforçado, enquanto seu pai não acreditava, queria que Edu fosse mais pé no chão, porém, aos poucos o pai de Eduardo vê a capacidade dele e começa a incentivá-lo.
Mas, para chegar ao tão almejado sonho, Eduardo vai passar por grandes provações e também por tropeções, e claro, vai ter que se desvencilhar daqueles que querem lhe fazer mal, como é o caso do invejo Glauco, que veio de berço de ouro, porém, não deu valor e morre de inveja de Eduardo, e vai fazer de tudo para atrapalhar os planos do mesmo.
Porém, Edu não é de desiste facilmente, ele luta e consegue chegar a seu tão almejado sonho, porém, descobre coisas do passado que faz ele ficar em dois dilemas: perdoar ou se vingar. Como será que Edu vai agir?
Bom, eu gostei bastante do livro, que trás uma mensagem bonita, que é a superação, pois Eduardo consegue superar todos os empecilhos e ser tornar um grande cirurgião, e naquela época, isso era bem complicado, pois ele era pobre e tinha tudo para fracassar, mas não, ele decidiu que ele era capaz.
E por ser tão capaz que ele aos poucos percebe a inveja de seu amigo Glauco e assim ele começa, a saber, com quem ele está lidando.
O livro tem a capa haver com a estória, porém, demora um pouquinho para sabermos o motivo, as folhas são amarelas e a diagramação é simples, mas elegante, as numeração são embaixo à direita, o livro é de fácil entendimento e de leitura rápida.
Eu recomendo o livro para todos aqueles que gostam de um livro com um toque de drama, policial e claro com superação e mostrando que mesmo com tudo que houver em sua vida, você pode continuar com um coração puro assim conseguirá alcançar até mesmo o céu.
Espero que vocês tenham gostado que estejam sempre acompanhando o blog. Beijos, até o próximo post.

Título: O Bisturi de Ouro
Editora: Novo Século
Edição: 2013
Páginas: 206
Avaliação: 3/5
ISBN: 978-85-428-0056-2

site: http://amandastale.blogspot.com
comentários(0)comente



Luiz Henrique 03/02/2015

O Bisturi de Ouro
O Bisturi de Ouro conta a história de Eduardo, uma criança pobre, filho de operário que sonha em ser médico.

Sinceramente fiquei em dúvida entre dar 4 ou 5 para o livro. A história parece mais infanto-juvenil, não há clímax e é bem linear.

Apesar de não ser surpreendente, é uma leitura rápida e gostosa. Sou um grande admirador de histórias que não enrolam e aí se justifica minha nota. O final também não deixa a desejar. Gosto de personagens inteligentes e esse é outro ponto positivo.

A capa me agradou muito, a história é bem redigida e não é repetitiva. Esse é mais uma prova de que a literatura contemporânea brasileira tem bons títulos a oferecer.

"Quem vence sem obstáculos triunfa sem glória" - Chaiene Santos.
comentários(0)comente



Faces EM Livros 07/04/2015

Eduardo é um menino sonhador, mora em um pequeno vilarejo na cidade de Monte Belo, no Rio de Janeiro. Como todo garoto que sonha, ele quer ser médico e não pensava em desistir tão cedo do seu sonho. Sua mãe o apoiava, guardava o pouco dinheiro para auxiliar no futuro do seu filho. Seu pai tinha os pés no chão, aconselhava o seu menino a uma profissão mais adequada a sua realidade, mesmo assim seu pai o apoiava para realizar o seu grande sonho.

''A adolescência é a fase mais ''estranha'' da vida. Nela as emoções são intensas - tantas dúvidas e ao mesmo tempo certezas. É nessa fase que se pergunta: '' O que é realmente o amor?'' (...) Não se sabe! Não se sabe se é isso, se é só isso, se é tudo isso, se é tudo isso e muito mais ou se não é nada disso. Não se sabe a correta definição do amor e se ela sequer existe. Eles sabem que se amam, independentemente do que seja isso... ''

O garoto vive seu primeiro amor, e encontra forças para alcançar o seu objetivo. Eduardo ganha um inimigo, Glauco, que tenta fazer de tudo para destruir a felicidade do garoto. Para tristeza de Eduardo a sua mãe é assassinada e o dinheiro reserva fora roubado. As esperanças e sonhos do menino são destruídos. Agora, seu único objetivo é descobrir pistas sobre o assassinato de sua mãe e tem sérias dúvidas quanto ao seu inimigo Glauco. Com uma narrativa fascinante O bisturi de ouro guarda surpresas inesperadas. Eduardo conseguirá realizar o seu sonho? Descobrirá o assassino de sua mãe?

O autor Chaiene Santos, desenvolve um enredo leve e misterioso. O diferencial está no criminoso, a todo o momento o leitor tenta descobrir quem é, cria hipóteses e no final temos uma grande surpresa. A narrativa é em terceira pessoa, e o narrador é onisciente. Os dois primeiros capítulos são lentos, pois descrevem os locais e deixam claros muitas cenas que aconteceram em seguida. Em menos de um dia terminei o livro, acredito que não há linguagem e escrita melhor para essa narrativa.



''Ele sempre soube que o amor é como uma semente que cresce, se torna uma planta que precisa de luz e cuidados; que o ouro e o diamante precisam ser trabalhados e lapidados, para manter o brilho por toda a sua existência.''

Quanto à trama o autor soube desenrolar bem o crime, o romance e o mistério em meio a um passado e presente tão turbulento quanto a vida do protagonista. Os anos se passam, e notamos um crescimento e amadurecimento de personalidade. Recomendo o livro para os leitores que apreciam uma trama com crime, romance e drama.

Em nome do blog, agradeço ao autor por ter cedido o livro e ter nos dado tamanha confiança.

''Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo força. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem gloria. É não esperar a herança, mas construir uma história... Quantos projetos são deixados para trás, por medo de que eles se realizem? Quantas vezes os temores bloquearam os sonhos? Ser um vencedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.''


site: http://www.vicioemlivros.com/2014/12/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene.html
comentários(0)comente



Vinicius Teodósio 15/08/2014

[RESENHA] O BISTURI DE OURO - CHAIENE SANTOS
No início da obra encontramos um epílogo simples e direto nos deixando a par de tudo que encontraremos nas páginas seguintes, que conta a toda história, do Eduardo Balavante Penedo, desde sua infância difícil, com grandes dificuldades econômicas, até o seu sucesso profissional, que não foi nada fácil.

"Eduardo não desistia de seus sonhos, apesar do mundo dizer não, seu coração dizia sim. E assim, caminhava em direção ao que acreditava."

Ele partilhava com sua mãe o sonho de ser um grande médico, mesmo com todas as dificuldades, pobre, filho de um operário que morava com sua família em uma vila que pertencia a fábrica que seu pai trabalhava. Sempre foi um bom aluno, e isso lhe rendia amigos e também inimigos, como o Glauco, filho de pais com boa situação econômica, que não aceitava o sucesso do "amigo" e passou a oportuna-lo.

“Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar as atitudes que ninguém tomou.”

Várias mulheres passam por sua vida, mas ele não consegue esquecer sua primeira namorada, a irmã de seu amigo Ricardo, a belíssima Helena. Assim como ele, ela não consegue esquecer seu primeiro amor, que tiveram que se separar, pois ela teve que mudar-se para São Paulo.

As inúmeras noites mal dormidas por Eduardo com certeza valeram a pena, mesmo com a triste perda da sua mãe, que foi assassinada.

Todos os personagens são bem construídos, o autor soube muito bem dosar um pouco de tudo na obra, a leitura flui rapidamente, a história é cheia de altos e baixos, como momentos que te deixam de boca aberta e em outros você já sentia que iria acontecer, mesmo com todo o mistério que o livro traz, também á um exemplo de valores e o que nos mostra que devemos percerverá naquilo que queremos. O final é espetacular, eu simplesmente amei. A única coisa que me irritou foi o spoiler na sinopse, se pudesse mudar algo, trocaria essa sinopse.

site: http://marcasliterarias.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html
comentários(0)comente



Thunder Wave 09/08/2014

Dois fatos me desagradaram nessa obra. O primeiro, e mais fatal, foi a narrativa. O Bisturi de Ouro é praticamente uma dissertação, o que torna a leitura lenta e até um pouco cansativa. Contar detalhadamente o caminho que um rapaz percorreu para ser médico também não ajudou muito a dinâmica da leitura.
O segundo fato é o famoso spoiler na sinopse. Veja a sinopse oficial: “Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e, depois de descobrir a culpa do “amigo”, terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.”

site: http://thunderwave.com.br/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos/
comentários(0)comente



LetíciaBaldez 16/06/2014

O Bisturi de Ouro
Eduardo é um garoto de onze anos que tem um sonho: Se tornar médico. Sua mãe Catarina apoia o sonho do filho, mas seu pai Roberto não concordava com o sonho do filho. Dizia que ninguém na família era doutor e que ele deveria se conformar em trabalhar em uma fábrica.

Eduardo não se contentava com pouco, desde novo já sabia a importância dos estudos, influenciado pela mãe que era uma mulher inteligente. Os anos se passaram e Eduardo se apaixona por Helena irmã de seu amigo Ricardo. Logo os dois começam a namorar escondidos por serem muito novos. Tempos depois eles começam a namorar com a permissão dos pais. Quando tudo estava bem o pai de Helena é demitido e recebe a oferta de um emprego em São Paulo. Helena e Eduardo são obrigados a se separar. Mas o destino as vezes nos surpreende.

Eduardo passa a priorizar os estudos e ganha uma bolsa oferecida pelo trabalho do pai, mas apenas até o primeiro ano do ensino médio. Logo depois ele precisou estudar em uma escola pública e seu pai o convenceu a fazer um curso técnico na indústria Svatrulke.

Eduardo conseguiu ganhar a vaga entre nove concorrentes e passou a trabalhar e economizar. Logo comprou uma “cinquentinha”, que usava para ir trabalhar, fazer o estágio e estudar a noite. Seu Roberto preocupado com o filho vendeu a moto do jovem rapaz e lhe deu o dinheiro. A princípio Eduardo ficou bravo mas depois entendeu a atitude do pai.



Enquanto era jovem Eduardo fez “amizade” com Glauco, um rapaz invejoso e maldoso. Tinha inveja da inteligência de Eduardo por isso não gostava do rapaz. Mas o sentimento de raiva só fazia crescer dentro de Glauco que se mostrou capaz de qualquer coisa para prejudicar os planos de Eduardo até cometer um ato imperdoável que mexeu com as estruturas de uma família pobre, mas sólida. A família de Eduardo.

Bom bibouss não posso falar mais se não vou dar spoiler. O livro é gostoso de ler, a leitura flui naturalmente, o personagem principal é realmente dedicado e esforçado. Deu valor aos estudos desde cedo e trilhou os degraus rumo a um futuro incerto, porém brilhante.

A capa é muito interessante tem um ar de mistério, o que atiçou minha curiosidade. A diagramação é simples e sofisticada, o livro é narrado em terceira pessoa e os fatos foram se desencadeando e dando novos rumos aos personagens.

O que aprendi com esse livro é que a força de vontade combinado com a perseverança pode ser de grande valia para o ser o humano. Não viver no comodismo e acreditar e batalhar pelos seus objetivos independente de sua classe social, lute e conquiste seus sonhos, assim como O bisturi de ouro.

site: http://sobangulos.blogspot.com.br/2014/06/o-bisturi-de-ouro.html
comentários(0)comente



ViagensdePapel 14/05/2015

O Bisturi de Ouro, de Chaiene Santos
Sabe aquele livro que te dá a sensação de estar vendo a novela das oito? Foi exatamente assim que me senti ao finalizar a leitura de O Bisturi de Ouro. O livro foi lançado no ano passado pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da editora Novo Século.

Neste romance, o autor nos apresenta a história de Eduardo, um rapaz que luta todos os dias para realizar seu sonho: ele deseja formar-se em Medicina. Nascido em uma família unida, repleta de amor e carinho, a vida nem sempre foi tão fácil para Eduardo. Com o pai trabalhando em uma fábrica e a mãe dona de casa, ele e os dois irmãos cresceram em uma família humilde, tendo os recursos limitados e compartilhando o pouco que possuem.

A mãe de Eduardo, Catarina, sempre sonhou em ver seu filho se tornar um médico, e ela trabalha noite e dia para poder dar a oportunidade de o filho entrar em uma boa faculdade e se tornar doutor. Muitas vezes contrariada pelo seu marido que não acredita que um pobre conseguirá cursar uma faculdade de medicina, Catarina não desiste do sonho e tem fé que um dia irá se realizar.

Acompanhamos a vida de Eduardo e sua família desde o início, quando o garoto ainda pequeno já demonstrava que seria um grande homem. Sempre dedicado aos estudos, Eduardo destacava-se nas aulas e era tido como um dos melhores alunos, o que passou a causar inveja em um colega de turma, Glauco, que apesar de vir de uma família rica e ter sempre o melhor, se irritava toda vez que via Eduardo conquistando algo.

Os anos se passam e vemos Eduardo crescer e se transformar em um homem honrado, apaixonado por Helena, uma garota muito bonita e que o ama. Além disso, agora dentro dele a vontade de se tornar um médico é ainda maior, e ele se dedica muito para realizar seu sonho e o de sua mãe. Mas como a vida não é uma mar de rosas, um crime acontece, uma tragédia horrível e triste, que acaba por revelar para Eduardo que ele não pode confiar em uma das pessoas que ele considera muito importante.

Bom, acho que já deu para vocês entenderem um pouco da história, né? Não foi uma leitura maravilhosa, confesso, pois senti que alguns acontecimentos foram muito forçados. Senti muito a falta de ter uma visão mais humanizada, principalmente no personagem principal. Digo isto pois ele é sempre perfeito, sempre justo e correto. No livro inteiro vemos um homem perfeito, não que isso seja ruim, mas, convenhamos, pessoas perfeitas não existem. Chega a ser chato acompanhar a história de uma pessoa sem defeitos, que em nenhum momento comete erros.

Todos os personagens são unilaterais, o mocinho é só bom, o vilão é só ruim, e isso me incomoda muito, pois eu gosto de ver quando os personagens evoluem, gosto de ver todos os seus lados, isso é o que me conecta e me faz torcer ou odiar um personagem.

“Deus não poderia estar em todos os lugares, e pensando assim, fez as mães. Eduardo sentia-se feliz ao lado da mãe, que tanto o ajudava e torcia por ele. Sentia-se privilegiado por ter um lar fraterno e solícito. Cultivava respeito e admiração pelo pai, que andava com uma sapato com um furo no solado, por não ter coragem de tirar o dinheiro do sustento do lar para gastar consigo. Sempre dizia que a vaidade é fruto da falta de amadurecimento na vida e, assim, escondia da família o sapato furado para não aborrecê-la.”

A história é muito bonita e contada de uma maneira delicada (pontos para o autor!). É bonito ver as conquistas de Eduardo, pois ele faz por merecer. Só que infelizmente é muito previsível, você começa a ler e já meio que sabe o final, cada acontecimento você sabe como vai terminar. Não é legal deixar tudo tão previsível assim, o mistério nem é tão misterioso, senti falta de temer os acontecimentos e de me surpreender.

O Bisturi de Ouro leva três estrelas por ser uma leitura leve e bacana, mas que infelizmente não me prendeu, e eu acabei por descobrir tudo antes mesmo de terminar a história. Para quem curte histórias mais rápidas e que carregam uma lição bonita de vida, fica a sugestão!


site: http://www.viagensdepapel.com/2014/12/o-bisturi-de-ouro-por-chaiene-santos.html
comentários(0)comente



Sr. Tito 06/06/2015

O livro O Bisturi de Ouro, do autor parceiro Chaiene Santos, é um romance policial que narra uma estória de superação marcada por momentos eletrizantes, fazendo-nos dependentes de respostas.
A trama inicia no ano de 1975, com um Eduardo pré-adolescente. O garoto mora na cidade de Monte Belo, no Rio de Janeiro, com os pais, Catarina e Roberto, e seus irmãos, Anabela e Francisco. A família é humilde, porém com amor e dedicação empenha em manter-se forte e estável.
Mediante a pobreza, Eduardo está destinado a trabalhar nas fábricas, assim como seu pai. Porém, o garoto guarda o sonho de tornar-se um médico, desejo esse motivado pela mãe. Ao longo das páginas, acompanhamos o menino em sua trilha para o sucesso.
Com uma memória incrível e imaginação fértil, ele é um aluno muito esforçado e estudioso. E então vamos conhecendo esses obstáculos enfretados pelo protagonista, entre eles a condição financeira, as distâncias e, claro, os conteúdos dos exames.
Contudo, nada o impediria de seguir seu coração até a faculdade de Medicina. Absolutamente nada.

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e seguir adiante".
Um fato trágico ocorre na família de Eduardo, criando no coração do menino um sentimento de ódio e um desejo ardente de vingança. Mas será que ele se renderia a esse desejo? Ou com suas forças tentaria buscar o perdão?
Apesar da persistência em ingressar na faculdade de Medicina, a mente dele sempre ruma para o assassino de Você-Não-Sabe-Quem. A polícia não ajuda muito, e o ódio cresce mais e mais. Sem contar, um perseguidor mascarado atormentando sua vida (capa).

"O mascarado espancou a face direita de Eduardo, pegou o maçarico e o aproximou do rosto do jovem, que sentiu o calor lhe ardendo os olhos. Um cheiro de cabelos queimados chegou ao seu olfato. De repente, um barulho de alguém se aproximando. A pessoa largou o maçarico aceso no chão e correu em retirada."
A premissa do livro é extraordinária. Com uma escrita cativante, o autor nos introduz em um Brasil de décadas atrás onde um jovem que tinha tudo para ser mais um entre milhões se torna um grande homem. Uma trama sobre evolução social com generosas pitadas de mistério, suspense, drama e romance. Porém, achei que faltou um pouco mais de ação. Ele poderia ter desenvolvido a estória para um lado mais sombrio, se assim que quisesse, mas quem sou para opinar nas escolhas de um escritor? O final é eletrizante, tendo uma brecha para uma possível continuação (espero que haja).
Recomendo a obra de Chaiene Santos para você que está em busca de uma leitura diferenciada e única, ou para você que procura conhecer a situação brasileira de antigamente de forma interessante, ou você que simplesmente decidiu perder o fôlego ao submergir nas palavras de uma verdadeira obra de arte!

site: http://blogsubmersoempalavras.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Arca Literária 14/06/2015

O livro chama atenção pela capa, que tem algumas letras em alto relevo e foto belíssima que cria um clima de suspense e mistério. As páginas são amareladas e as letras de um ótimo tamanho, facilitando a leitura.
A obra O bisturi de ouro me surpreendeu com o título, pois, imagina que o mesmo fosse por um motivo e foi por outro totalmente diferente e isso foi um ponto positivo, no qual não poderei dar maiores detalhes para não haver spoillers.
A história se inicia no ano de 1975 e o personagem principal está com 11 anos, se chama Eduardo, vivia com os pais e irmãos em uma vila de operários, que fora construída para os trabalhadores de uma antiga fábrica da sua cidade. A cidade chamada Monte Belo, cercada de mata verde por ambos os lados, localizada no Estado do Rio de Janeiro. Eduardo mesmo diante das dificuldades financeiras da família era uma criança feliz, brincava de futebol com os amigos, soltava pipa e estudava muito. Ele era um exímio aluno o que despertava em alguns colegas de classe média alta o sentimento da inveja, principalmente de Glauco.
Dona Catarina, mãe de Eduardo, sempre teve o sonho de ver seu filho se tornar um médico e costurava para fora e juntava as economias para ajudar na realização do projeto de vida de Edu, porém, o marido era totalmente contra e não acreditava que em uma família pobre poderia surgir um médico, devido aos custos altíssimos da faculdade de medicina.
O menino Eduardo cresceu, se tornou um homem responsável, esforçado, estudioso, e com a dificuldade financeira apertando ele mudou um pouco o foco e passou no vestibular para a faculdade de Administração e estagiando durante o dia para ajudar em casa e juntando para seu sonho futuro: ser médico!
Infelizmente, certo dia quando Eduardo estava na aula, sua mãe é brutalmente assassinada, e ele deseja descobrir quem fez isso com sua amada mãe e algumas desconfianças começam a surgir e nosso personagem consegue ligar os fatos e descobre o assassino de sua mãe querida, porém, por falta de provas o caso é arquivado naquele momento. Eduardo segue desolado, entretanto, com força de vontade ainda maior de realizar o seu desejo e o da sua finada mãe, de cursar a faculdade de medicina.
“Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir adiante” (p.71)
Aos 22 anos Eduardo toma uma decisão seguir rumo ao seu sonho e tentar o temido vestibular de medicina, e começa a estudar por conta própria e com ajuda de alguns amigos que emprestavam os livros, e eis que Edu é aprovado para a Universidade Federal de Medicina de São Francisco de Assis do Rio de Janeiro e uma frase que marca esse momento e alguns momentos de vitórias que temos, é:
"Ser um vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história...” (p. 73)
Os personagens são bem construídos e cada um com sua singularidade. Alguns aparecem mais e são importantes no desfecho da história e outros vão surgindo no decorrer da narrativa. Sem contar que temos a “pessoa da capa preta e máscara” que persegue Eduardo e por algumas vezes tentou matá-lo.
Com o passar dos anos Eduardo se forma e se torna um médico conceituado e respeitado no meio da medicina. Amores, encontros, desencontros, mistério, suspense, egoísmo, simplicidade, sonhos, perseguição, inveja, fé, esperança, determinação, dentre outros formam O bisturi de ouro.
Chaiene Santos, diante da sua obra conseguiu de uma forma sutil abordar preconceitos sociais, fé e os sonhos, pois, tudo é possível quando se tem caráter e força de vontade, nem o Universo consegue conspirar contra. E que final foi esse? Para tudo!!! Teremos O bisturi de ouro 2? Super indico para pré-vestibulandos, amantes de literatura policial e obras de ficção.
(COMENTE EM NOSSO SITE)

site: WWW.ARCALITERARIA.COM.BR
comentários(0)comente



A Garota do Livro 12/05/2014

A inveja é um crime
Foi uma leitura de semana santa, e adorei, a historia se passa ao redor sempre de um garoto que luta para ter suas conquistas e os sonhos de sua mãe realizadas, conhecemos então as batalhas de Eduardo e vemos que é possivel fazer a diferença, mas como na vida real tem sempre pessoas que desejam que caiamos, e não é diferente com Eduardo, logo a sua capacidade de buscar seus desejos são alvo da inveja de uma é pessoa que você logo saca. Há paixão, há familia e tambem amigos.
Nesse livro os acontecimentos acontecem muito rápido, o que eu acho algo bom porque da maior interesse pela historia. Nos vemos a variância da importância dos detalhes as vezes até demais, tipo tem algo que ele foca demais, cita o caso e então se aprofunda. Mas também possui a utilização sempre de linguagem culta, o que dá um tom meio falso a situação, afinal a gente não fala de forma tão formal, e ainda mais as classes baixas.
Tem em algumas horas o tom de reflexão. E é importante viver sempre ao redor da vida de Eduardo, um acontecimento define tudo que o livro diz e vive..
E outro fator que achei muito legal, que posteriormente vi em outros livros é que o autor demonstra o amplo conhecimento cirúrgico.

Nota:9

site: http://a-garotadolivro.blogspot.com.br/2014/05/resenha-o-bisturi-de-ouro-chaiene-santos.html
comentários(0)comente



Nandiexca 16/11/2024

O Ouro do Suspense
O livro conta a história de Eduardo, criado em uma família muito pobre. Desde pequeno ele tem o sonho de ser médico, sem ter condições para realizá-lo a única pessoa que o apoia é sua mãe, que faz de tudo para que seu filho tenha um futuro brilhante. No início do livro conhecemos um pouco da sua família: seus pais e seus 2 irmãos mais novos; seus amigos, sua primeira paixão e também somos apresentados àquele que irá destruir vários momentos de sua vida.

No meio da história conhecemos Helena, o único e verdadeiro amor de Edu, mas como todo grande amor verdadeiro eles passam por dificuldades e uma delas é quando a família de Helena se muda, levando de Edu sua paixão, embora por muito tempo eu ainda continue suprindo a esperança de que um dia voltará com ela, nos mostrando um amor simples e especial. A história vai se passando e Edu conhece Glauco, um garoto invejoso e astucioso que aproveita de toda a inocência da família de Edu e comete um crime impiedoso. Com o assassinato da sua mãe tão amada e que o apoiava tanto, Eduardo vê seu sonho de ser médico ir por água abaixo. Forçado a trabalhar em uma área completamente diferente da qual sonhou, ele precisa ajudar nas despejas da casa, mesmo sendo tão jovem, ganha uma responsabilidade muito grande: cuidar do pai e dos irmãos.

Porém, Edu nunca desistiu de procurar o assassino de sua mãe e mesmo depois desse acontecimento que tanto o abalou, o maior susto foi saber que o criminoso que ele procurou incansavelmente esta ao seu lado, fingindo ser seu amigo: Glauco! Por falta de provas concretas a polícia não ajuda Eduardo, e é ai meus amigos que a história realmente começa.
Eduardo, sempre sendo um bom aluno, estudou e passou no vestibular de medicina e vai morar no Rio de Janeiro, lá ele faz novos amigos que o ajuda e além da faculdade ele também passa num concurso da polícia parar tentar fazer justiça pela morte da sua mãe, encontra um emprego dos sonhos como cirurgião e é apelidado por todos de Bisturi de Ouro.
Os anos vão se passando e coisas muito estranhas vão acontecendo com Edu ao longo da história. Superação, crescimento pessoal, realização de sonhos e várias emoções fazem parte de um desfecho brilhante nessa história. O final vocês já sabem que eu não conto de jeito nenhum, quero vê vocês sendo surpreendidos com essa história assim como eu fui.
É importante ressaltar que vocês vão se sentir intrigados com o modo que a história se mistura com a realidade, que, infelizmente várias pessoas passam: falsidade, inveja, crimes não resolvidos e várias coisas abordadas no livro. Mas o livro também mostra humildade, carinho, determinação, força de vontade de seguir os sonhos e principalmente superação.

Agora vamos falar da capa do livro? Bem misteriosa e sombria, a escrita é muito boa mesmo e intrigante, como eu falei antes você fica fixado querendo saber como essa história cheia de surpresas termina. O final de Eduardo, O Bisturi de Ouro é inimaginável e surpreendente, prometo que vocês não vão se arrepender de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



65 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR