Raphaela.Bonaretti 21/10/20241-1/198 Livros ao redor do mundo - República TchecaQue livro surpreendente! Uma leitura fluída, mas carregada de simbolismos e metáforas, porém nada difícil de compreender.
O que prevalece sobre essa história é o sentimento de angústia e revolta que ela provoca.
Também causa o sentimento de repulsa e indignação, mas não com a metamorfose/metamorfoseado em si, mas com relação as atitudes dos personagens secundários "afetados" por ela.
A princípio temos a estranheza da situação, em seguida vai se desnudando o lado sombrio e desprezível do ser humano. Aquele lado que aparece quando desponta o sentimento de superioridade e de uma relação nada simbiótica entre as partes, quando um não tem mais o que o oferecer, mas acaba na situação de depender do outro. Mesmo este primeiro tendo dedicado sua vida em prol do segundo, no momento que essa servidão acaba e a situação se inverte, podemos notar como era tudo uma questão de interesse e conveniência.
Talvez a verdadeira metamorfose tenha sido a desses personagens secundários, que deixaram seu lado monstruoso ser mais sobressalente do que o da própria criatura.
É um conto sufocante em vários sentidos e o final é abrupto e brutal, um tanto triste para mim, mas quase como um alívio para os personagens, como se fosse a melhor coisa que pudesse lhes ter acontecido.