A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


10141 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Polly Morais 21/10/2024

Besouro
Como que não sente pena do começo ao fim do Gregor?
O jeito que ele é tratado do começo ao fim...
O jeito que ele ainda queria ser amado...
tadinho.
E o final desse livro me quebrou mais ainda, lembro de ter ficado sem reação e me perguntado: é isso?
comentários(0)comente



Henry.CauA 21/10/2024

Foi uma leitura muito interessante, pois se trata de uma parte filosófica da mente humana, e de como a sociedade interage com essas mudanças psicológicas. O final é meio surpreendente, mas é algo esperado
comentários(0)comente



GeovannaRibeiro 21/10/2024

Reflexão sobre família
Kafka traz uma reflexão através do sobrenatural sobre o quanto somo frágeis em nossa humanidade, em afastar as pessoas mais amadas e queridas quando essas deixam de ser úteis.
comentários(0)comente



Lucas1429 21/10/2024

A metamorfose
Meu primeiro contato com Kafka e não será o último. A obra narra a história de Gregor que em um dia qualquer acorda com seu corpo transformado em um inseto e sua primeira preocupação se dá ao fato de que ele não irá conseguir trabalhar.

Kafka através de uma história fictícia consegue abordar temas que foco em problemas da sociedade. Ao narrar a história de Gregor e sua metaformose, o autor da foco total a como não poder mais trabalhar e deixar de ser o sustento da casa, afetou as relações das pessoas ao redor de Gregor.

Leitura fluída e agradável, recomendo muito o livro, pois traz reflexões ótimas e me instigou muito a conhecer a obra "Carta ao pai".

Como de costume das minhas "resenhas" deixarei algo que me chamou a atenção, como os personagens ganham identidade (finalmente conhecemos o nome dos familiares de Gregor e da família Sansa) em um momento marcante da história e a relação de cada um com o Gregor é diferente, a mãe o ama e sofre em não poder ajudá-lo, o pai o despreza por ter um filho que não ajude mais a família financeiramente, a irmã o ajuda, mas sem total afeto e é a primeira a externar a ideia de "descartar o monstro inútil" e o chefe que no momento em que não consegue mais ter do Gregor uma mão de obra, o descarta e o ignora.
comentários(0)comente



amotangerina 21/10/2024

Eu tinha esquecido o motivo que me fez gostar tanto do Kafka, reler esse livro me fez lembrar. Não tem no mundo uma obra que me descreve tanto quanto essa.

nós mulheres meio gregor samsa ???
comentários(0)comente



Luís Otávio 21/10/2024

Doidera
É bom, mas vendem como se fosse algo maior do que é. Surpreende por ser um livro tão antigo e com a leitura tão fluida, o que não sei se é mérito do Kafka ou da tradução.

De todo modo, é uma viagem imensa para falar sobre ingratidão, família, obrigações e afins. Vale a leitura para agregar na biblioteca, mas compensa mais se o leitor estiver com expectativas não tão altas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
starsvhs 21/10/2024minha estante
Ai meu Deus vou ter que dar um jeito de ler logo pra poder ler sua resenha!!!




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raphaela.Bonaretti 21/10/2024

1-1/198 Livros ao redor do mundo - República Tcheca
Que livro surpreendente! Uma leitura fluída, mas carregada de simbolismos e metáforas, porém nada difícil de compreender.
O que prevalece sobre essa história é o sentimento de angústia e revolta que ela provoca.
Também causa o sentimento de repulsa e indignação, mas não com a metamorfose/metamorfoseado em si, mas com relação as atitudes dos personagens secundários "afetados" por ela.
A princípio temos a estranheza da situação, em seguida vai se desnudando o lado sombrio e desprezível do ser humano. Aquele lado que aparece quando desponta o sentimento de superioridade e de uma relação nada simbiótica entre as partes, quando um não tem mais o que o oferecer, mas acaba na situação de depender do outro. Mesmo este primeiro tendo dedicado sua vida em prol do segundo, no momento que essa servidão acaba e a situação se inverte, podemos notar como era tudo uma questão de interesse e conveniência.
Talvez a verdadeira metamorfose tenha sido a desses personagens secundários, que deixaram seu lado monstruoso ser mais sobressalente do que o da própria criatura.
É um conto sufocante em vários sentidos e o final é abrupto e brutal, um tanto triste para mim, mas quase como um alívio para os personagens, como se fosse a melhor coisa que pudesse lhes ter acontecido.
comentários(0)comente



JoAo366 21/10/2024

Sociedade Capitalista
No meu ver o autor explora a superficialidade das relações dentro deste modo de produção.
Quando Samsa acorda muito,mas muito mal mesmo,sua única preocupação e também de sua família e empregadores era : " como trabalhar agora?"
comentários(0)comente



_nahzx 21/10/2024

A metamorfose.
Que eu tinha grandes expectativas por se tratar de um clássico é verdade, mas não imaginei que seria uma leitura que eu iria gostar tanto assim.
No começo foi uma leitura difícil, sinceramente não é o tipo que eu estou acostumada, mas conforme as páginas foram passando eu fui me acostumando e gostando cada vez mais, vale a pena tentar até o final pela experiência.
Eu me senti melancólica diversas vezes no decorrer da narrativa, pensativa de várias formas, tentando me colocar na situação de um personagem, logo pensando na perspectiva do outro, mas nada deixou de ser doloroso e sentimental. No fim, é necessário pensar em como um livro antigo consegue te fazer pensar tão bem sobre a sociedade atual. Qual o seu papel na sociedade? Qual o meu? Será que eu sou só aquilo que eu produzo ou faço pelos outros? Será que é assim que as pessoas me enxergam?
Minha perspectiva final é que Gregor Samsa foi reduzido apenas para aquilo que ele proporcionou e não pela pessoa que era, e isso é doloroso.
comentários(0)comente



moscovio 20/10/2024

Classicoatual
Kafka nos escreve não da beira do penhasco, mas sim despencando dele, partindo diretamente do exílio interno quanto a mentalidade social ao surto psíquico, surreal.
comentários(0)comente



Ayzi 20/10/2024

Se a pessoa ler isso aqui e não se sentir minimamente um besouro/barata, leu errado.
brincadeiras a parte, essa novela me deixou extremamente triste, como pode, 100 páginas terem tanta profundidade?? sinto que já preciso ler dnv, kakfa era um gênio, e é o que torna esse livro um clássico né? escrito há tanto tempo, mas com reflexões tão atuais... como vcs interpretaram tudo isso?
comentários(0)comente



Michele.Matos 20/10/2024

Surreal
Como materializar os sentimentos mais íntimos? Como expressar a dor de ser algo tão desprezível quanto uma barata, quando tudo o que você significa é apenas a utilidade que tem?
comentários(0)comente



Victorlopes98 20/10/2024

Leitura curta e recomendadíssima
Qual o valor de uma pessoa na sociedade moderna?

Primeira leitura de Kafka e fui surpreendido positivamente.
comentários(0)comente



10141 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR