spoiler visualizarGi Barrios 18/10/2024
Não sei por onde começar. Metamorfose foi um livro que li por recomendação de uma amiga minha, só não esperava que fosse me destruir como destruiu. Durante a leitura, diante da minha interpretação, relacionei essa metamorfose como sendo um burn out do George ou o início de uma depressão. O livro trouxe várias vezes sintomas e atitudes de pessoas que sofrem com um dos problemas acima, como o isolamento, deixar de se alimentar e até mesmo pensamentos negativos. Não sou formada nesse assunto, mas já convivi com pessoas assim, por isso que relacionei. Outro aspecto do livro é a reação dos familiares quando o George sofre a metamorfose, na qual há o preconceito com os transtornos psicológicos e por não aceitarem não há o acolhimento, consequentemente contribuindo para esse avanço nos problemas de George.
Embora o final tenha me deixado muito triste, pois foi-se feito pouco caso pelo George, eu entendo o lado dos pais, porque foi um peso tirado das costas pq não é fácil ter que conviver com pessoas doentes, ao mesmo tempo em que se preocupa com dinheiro, casa, comida...
Com toda certeza, Kafka escreveu um livro atemporal que se encaixa muito bem nos dias atuais, onde os temas sobre saúde mental estão em alta. Eu adorei o livro, mas não consegui imaginá-lo como um inseto. Para mim, George sempre foi e sempre será humano.