A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


10144 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Juliana3584 27/09/2024

Terminei um livro que me prendeu do início ao fim, mais que ao mesmo tempo me deixou confusa e sem palavras. Como um inseto me fez refletir sobre a inutilidade, e o quão rápido podemos ser esquecidos e abandonados, porque no fundo ?ninguém realmente se importa ?.
comentários(0)comente



Millena310 27/09/2024

Diga-se de passagem que foi uma leitura extremamente cansativa, quem sou eu para criticar Kafka, porém esperava um aprofundamento melhor dos sentidos e dos sentimentos do personagem, mas a sensação que tive foi que até mesmo o narrador desprezou Gregor samsa. A crítica em relação ao trabalho e aos papéis dentro da família fez o livro valer a pena, porém eu esperava muito mais.
comentários(0)comente



uaininaa 27/09/2024

Eu quero gritar.
Terminei esse livro ontem mas simplismente eu não sabia o que falar dele, o que pensar, e até agora não sei. É tudo muito simples e complicado ao mesmo tempo, eu nunca vi nada parecido. Como eu posso não sentir nada e depois me sentir tão angustiada? Foi essa minha experiência com esse livro. Enquanto eu lia não me causou nada, tanto que eu não fiz nenhuma marcação nas páginas, mas quando eu terminei a última frase parecia que o mundo tinha parado. Eu não consigo parar de pensar no Gregor, na transformação, no final, mas ao mesmo tempo eu quero jogar o livro na parede e gritar. Não sei ainda o que pensar, muito menos o que dizer, a cada minuto que se passa eu fico mais... eu não sei. O que esse livro fez comigo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Lucas 27/09/2024minha estante
Essas partes ficam tão espaçadas e são lançadas com tanta naturalidade no meio do texto, que ler só elas separadas depois do livro acabou me dando um choque


deardean 27/09/2024minha estante
Parece que cada vez que pensa mais nele e nos acontecimentos mais no fundo do poço a gente fica




spoiler visualizar
comentários(0)comente



tami 27/09/2024

Resenha de Metamorfose
Não sei se pelo tamanho da obra ou pelo estilo de escrita mas apesar da falta de aprofundamento nas personagens e o fato de Kafka apresentar as situações da família Samsa de forma tão fria e distante, a fluidez da leitura prende e nos faz desenvolver um senso de empatia enorme com o protagonista, a medida que vemos rapidamente o afeto, cuidado e consideração por parte dos familiares se reverter em sentimentos de raiva e abandono a partir do momento que o mesmo se vê incapacitado de auxiliar sua família financeiramente.
comentários(0)comente



Gabriel1994 27/09/2024

Esse livro é bizarro!!! O que foi isso? Ele com certeza é um livro maravilhoso, linguagem bastante simples para época em que foi feito, e uma história realmente que te prende do início ao fim. É uma leitura curta, mas valeu cada segundo.
comentários(0)comente



Harley12 27/09/2024

A metamorfose
Um clássico curto que aborda uma temática muito importante de uma forma crua e genial! Apesar da leitura ter sido muito importante, achei a escrita um pouco desagradável, não sei se isso é por conta da edição ou se o Kafka tinha essa maneira "delirante, confusa, distraída" de escrever, mas isso meio que atrapalhou um pouco a minha experiência.
comentários(0)comente



Beatriz.Sharon 27/09/2024

Metamorfose
Franz Kafka "o profeta do espanto". O que dizer dessa obra? Metamorfose é impactante e nos leva a questionar se depois de não sermos mais útil ainda seremos respeitados/acolhidos pelas pessoas que priorizamos durante toda nossa vida.
comentários(0)comente



João Pedro 26/09/2024

Como que um "simples" inseto consegue me deixar acordado a noite inteira? Me fazendo refletir se a consideração é realmente existente ou se as pessoas fazem serviços por recursos e favores. O ser humano é horrível
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



manunescauzinho 26/09/2024

Abriu certas partes do meu cérebro.
Tenho certeza que foi um dos livros mais confusos que eu já li na minha vida.
fui tentando colocar a situação real no cenário e, certas partes do meu cérebro, se abriram para um mundo que pode ser desbravado.
comentários(0)comente



leonsmine 26/09/2024

"Pois como não o compreendiam ninguém pensou, nem mesmo a irmã, que ele pudesse entender os outros" esse livro me doeu muito, chorei logo no comecinho e fiquei desolada com o final. Gregor sofreu muito e ninguém foi compreensivo com ele. Além de que mesmo passando por coisas terríveis nas mãos da família, ainda morreu sentindo afeto por ela. A parte em que o pai joga a maçã nas costas dele, foi muito triste pra mim.

Há diversas interpretações desse livro, e a que eu acho mais fazer sentido, é sobre ser uma analogia sobre depressão. Tem muitas passagens desse livro que me faziam pensar que não eram literais. As descrições de cenários reais me pareciam sempre uma metáfora para outra coisa mais, como se fosse uma reflexão de uma depressão ocasionada por um sistema que moldou Gregor, acho que é quase impossível não ler Metamorfose e não se emocionar ou se identificar.

Eu amei esse livro, e amo mais ainda Kafka.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Quaderna 26/09/2024

Entre insetos e homens
Ó nobre leitor, deixai-me guiar-vos pelas brumas da obra Metamorfose, do insigne Franz Kafka, onde a realidade se desenha com traços tão tortuosos que nos fazem lembrar das reviravoltas do sertão. Nesta narrativa peculiar, encontramos o pobre Gregor Samsa, que acorda numa manhã e se vê transformado em um inseto ? não um inseto qualquer, mas um ser grotesco e monstruoso. Porém, eu vos digo: que estranheza é essa? A metamorfose de que fala o autor não é mais que um retrato do cotidiano, onde tantas vezes nos sentimos como os próprios insetos, arrastando nossas vidas pesadas e cheias de obrigações, mesmo quando o corpo clama por descanso e a alma pede clemência.

No desenrolar da trama, o valente Gregor, que outrora sustentava sua família com o suor do seu trabalho, agora é tratado com desprezo e indiferença, como se a sociedade, essa entidade fria e calculista, tivesse decidido que sua condição atual o tornava indigno de amor e compaixão. A rotina, essa serpente traiçoeira, se transforma numa prisão, fazendo-nos recordar quantas vezes despertamos exauridos, não por uma metamorfose física, mas pela pesada carga do dever, prontos para enfrentar um mundo que não perdoa os fracos. Kafka, com sua pena afiada, revela o absurdo de nossa existência, onde o peso do mundo se torna mais leve que o desprezo que recebemos dos que nos rodeiam.

Ao fim, meus caros, não é apenas a transformação de Gregor que nos choca, mas a crua realidade de que somos todos, em algum momento, insetos à mercê do olhar severo da sociedade. Entre a comédia e a tragédia, Kafka nos brinda com um espelho que reflete nossas próprias metamorfoses silenciosas, aquelas que ocorrem dentro de nós, enquanto seguimos como sombras pelos caminhos da vida. Que esta leitura nos inspire a resgatar a essência da humanidade que nos une, e que, mesmo nos momentos mais estranhos e difíceis, possamos encontrar luz e esperança, tal qual o sol que desponta no horizonte após uma longa e tenebrosa noite.
comentários(0)comente



10144 encontrados | exibindo 436 a 451
30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR