A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


10139 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


annacsfraccaro 16/01/2022

Uma mudança radical
Me deu calafrios me imaginar na situação do personagem, acordar como um inseto, ainda mais eu que fobia de inseto.
Mesmo que o personagem seja um inseto ele consegue nos cativar.
O livro tem críticas sutis e nem tão sutis assim.
Achei que por ser um livro clássico a escrita ir ser um pouco difícil, mas é até um nível razoável.
Gabriele 24/01/2022minha estante
esse livro me fez ter nojo, agonia, empatia, horror, entre tantos outros sentimentos.
Ele é realmente incrível!!!




Naboic 06/01/2024

Cara que livro doido, ele te traz um cenário de compaixão, raiva, esperança, confusão e tudo isso de uma forma serena, de uma forma que vc sente tudo isso mas não como se fosse um soco no estômago, retrata tantas coisas de uma forma tão direta que torna a leitura rápida, na qual você nem percebe que está lendo, e além de trazer tantas coisas e carregar tantas reflexões, é um livro que só acaba, e com certeza é característica que mais me marcou nesse livro, a minha primeira vez tendo contato com algo assim, que só acaba sem você nem ver ou entender que já acabou!.

Se fosse possível traria Kafka de volta pra que ele desse um outro final de tirar o fôlego, o que talvez estragasse a ideia inicial da escrita.??
comentários(0)comente



LadyNa 22/10/2024

Um dos livros mais impactantes que já li em toda minha vida!
A melancólica e a frieza da história me envolveram em um abismo profundo de vazio no final do livro.
comentários(0)comente



Dani 12/09/2023

Amei
Acabei ouvindo em formato audiobook por ser bastante curto e pra testar caso ele fosse difícil, mas é uma escrita bem tranquila. No começo você fica meio perdido, enrola um pouco pra sair da cena inicial, mas a mensagem é bem poderosa e pude fazer link com vários temas relevantes.
Lucas Brandão 12/09/2023minha estante
Capa linda




spoiler visualizar
rai_chelsy 12/01/2023minha estante
Esse livro é perfeito




spoiler visualizar
emanuelppolar 02/05/2023minha estante
um dos livros que mais me fizeram refletir, ótima resenha man


Caian.Gabriel 02/05/2023minha estante
Sim, esse livro é realmente muito bom


Aleckssandra0 03/05/2023minha estante
Gosto muito desse livro


aIfeu 03/05/2023minha estante
Ótima resenha e interpretação!




jordanpessanha1 20/09/2024

Aflição (e tristeza) do início ao fim
Esta é uma história que te deixa aflito desde a primeira frase - e lhe mantém assim até suas últimas linhas. Uma trama que deixa muita margem para interpretação, podendo ser algo mais literal ou metafórico.

Eu a vejo mais como uma metáfora para situações familiares onde um indivíduo é acometido por uma doença degenerativa e que, aos poucos, vai sendo deixado de lado, sendo tratada com descaso e sendo visto como um fardo, como um parasita dentro do ambiente familiar, alguém que não é mais útil e aceito socialmente.

Em vários momentos da narrativa foi relatado que o Gregor Samsa trabalhou arduamente para cuidar da família, e por isso tinha algum valor para eles, mas só foi ele perder a capacidade de prover renda que, gradativamente, se tornou algo como um pária aos olhos de seus familiares, sendo tratado como uma coisa, um ser abominável, uma criatura, uma monstruosidade - e não mais como um ser humano.

Adorei essa história. É de longe a melhor leitura que fiz nesse ano. Com certeza irei conferir outras obras do Kafka futuramente.
Dudu¡! 20/09/2024minha estante
Que visão interessante. Lembro que na época que li, eu pensei muito na ideia de ser uma metáfora para a nossa própria vida enquanto seres humanos, sobre nossa própria metamorfose/mudança.


jordanpessanha1 20/09/2024minha estante
Obrigado. Eu também tive essa visão em alguns momentos, fazendo um paralelo com as mudanças da adolescência para a fase adulta e todas cobranças e responsabilidades que chegam nesse mesmo pacote. Me vi em vários momentos na pele do Gregor, e provavelmente por isso essa leitura me comoveu tanto.


.emii ;) 02/10/2024minha estante
Adorei a resenha! Me senti exatamente desta forma quando li este livro pela primeira vez. É bizarro como essa leitura nos faz perceber que a forma com o qual somos tratados na sociedade e no seio familiar está atrelado aos valores materiais que possuímos. A ideia da família passar a vê-lo com um bixo, uma coisa, a partir do momento que ele não é mais "útil" me deixa atordoada até hoje.


jordanpessanha1 02/10/2024minha estante
Sim! Eu percebo muito essa visão familiar de "útil até deixar de ser" no dia-a-dia - e é bem horrível. Passa uma ideia de que seu valor está atribuído ao que você produz e não em quem você é. Um tratamento mega frustante e triste.




laxxal 22/04/2022

O que acontece com Gregor quando, ao acordar de seus sonhos intranquilos, percebe que se transformou em um inseto monstruoso?
Espero que essa pergunta te deixe tão curioso quanto eu, que só consegui descansar depois que ela foi respondida.

A metamorfose de Gregor Samsa pode ser interpretada das mais diversas formas, o que faz esse livro ser ainda mais precioso. A depender da situação, da realidade ou da percepção do leitor, a história pode ser vista como um texto literal, uma metáfora ou até mesmo uma forma de gerar identificação íntima com a situação.

Durante a leitura tive sensações parecidas com as que tive ao ler "O processo", livro do mesmo autor, com diversos momentos de aprisionamento e limitações excessivas. Uma situação ou outra também me fizeram lembrar bem de "Ensaio sobre a cegueira".

Recomendo muito! ainda mais se for nessa edição da Antofágica.
comentários(0)comente



Malu 05/08/2020

No início me pareceu um pouco estranho e talvez por isso tenha demorado um pouco na leitura. Apesar de serem poucas páginas, é um livro com bastante reflexões.
Assisti alguns vídeos e li resenhas antes de iniciar a leitura. Talvez sem essa ?introdução? eu não teria compreendido a obra.
Eu devo fazer uma releitura do livro e quem sabe até capitar alguns detalhes que podem ter passado despercebidos. Recomendo a leitura.
Vanessa Lima 11/08/2020minha estante
Indico o conto - Um artista da fome, tb dele.


Vanessa Lima 11/08/2020minha estante
E sim, cada vez que vc for ler vai conseguir captar novas formas da história. De fato, Kafka tem uma escrita mais 'arrastada' nas histórias em Cartas ao Pai, apesar de ser curto, demorei pois as vezes não fluía e cansava um pouco, mas o conteúdo faz você ficar OOOH!




Fabianne 04/08/2023

Mil e uma formas de interpretar...
A Metamorfose foi escrita por Franz Kafka em 1912 e conta a história do caixeiro-viajante Gregor, um trabalhador bem sucedido, que um dia acorda metamorfoseado em um enorme inseto. Passando assim de uma pessoa padrão para um ser diferente e vulnerável.
Então tudo na história é metamorfoseado junto com ele, a família, a casa, a vida.
Depois de metamorfoseado o ser diferente não tem mais voz, não tem mais importância. Por um lado o inseto de Kafka também representa as minorias desumanizadas pela sociedade. Vulneráveis, sozinhas e abandonadas ao destino.
Por outro pode também representar o efeito do capitalismo selvagem no condição humana. Precisamos ganhar dinheiro, fazemos coisas que não gostamos, e quando assustamos somos alguém que não se idêntica, não se sente pertencente a nenhum lugar, e consequentemente não somos reconhecidos.
psraissafreire 04/08/2023minha estante
esse livro é fantástico




Camila 10/09/2023

Um livro esquisito
?Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso?

Não sei se eu li ele numa situação muito inapropriada (tinha muito barulho ao redor) ou se eu sou muito lerda, mas eu não consegui pegar muito bem a mensagem do livro e precisei ler análises.

No começo, quando Gregor narra em primeira pessoa a sua experiência como inseto, tudo é muito nojento. E foi genial da parte dele colocar esse sentimento de nojo, repulsa e aversão no leitor.

Kafka passa o livro inteiro nos relembrando que Gregor se transformou num "bicho nojento", quando começamos a sentir empatia e nos sensibilizar com a situação do homem, Kafka coloca uma descrição nojenta, algo como uma pergunta: "você sente empatia por ISSO?"

Concluí que a espécie do inseto em que o homem se transformou não é revelada justamente porque o inseto em si não é o ponto principal do livro. Você só precisa saber que ele é um inseto, dos mais nojentos.

Enfim, não vou conseguir fazer uma análise aprofundada desse livro que, apesar de grotesco e bizarro, é muito viciante. Fiquei curiosa para saber o que iria acontecer e confesso que torci pelo melhor.

Preciso reler algum dia para uma nova interpretação.
Miriamarela 10/09/2023minha estante
Eu também achei o livro bem confuso. Me disseram que a crítica é justamente essa: um fenômeno sobrenatural aconteceu com o cara e todos só se preocupam com o trabalho e a produtividade dele. De toda forma, eu não gostei da narrativa, achei uns diálogos bem desnecessários


Camila 10/09/2023minha estante
Miriam, eu até que gostei da narrativa! O que me pegou mesmo é que eu não entendi muito bem o propósito do livro, acho que fiquei focada demais no homem barata e esqueci de pensar de forma crítica ahahaha acontece




João 15/04/2024

O que nos torna nós mesmos?
Em um primeiro momento a premissa desse livro, por mais que seja uma obra clássica e de um autor renomado, parece pouco significante, mas ao decorrer das páginas começa a se criar uma obra muito crítica e, surpreendentemente, atual.
O livro não desenvolve os sentimento dos personagens, nem expões uma opinião do narrador. Apenas expõe o que se acontece e dá ao leitor a dever de tomar suas conclusões. Mas isso não torna a obra vazia ou pouco desenvolvida, na realidade o autor, atravéz de uma metáfora muito bem desenvolvida, usa da nossa empatia para provocar a nossa consciência.
A metamorfose crítica uma sociedade de aparências e a validade entre as relações. É um livro doloroso.
comentários(0)comente



leticiathan 11/12/2022

Achei um tanto difícil acompanhar as construções do Kafka, a escrita dele é realmente única, nunca tinha lido nada nem ao menos similar.

Bem como dizem, ele é direto e frio, a voz que narra o livro não emite opiniões nem impressões, mas permite que o leitor desenvolva suas teorias e construa compreensões - o que me pareceu essencial nessa obra.

Infelizmente não consegui aproveitar o processo de leitura de A Metamorfose tanto quanto poderia. Mas deixo em aberto pra uma futura releitura.
Matheuspinheiro47 11/12/2022minha estante
Na minha opinião quando mais você buscar informações sobre os livros e a vida de kafka mais vc vai se encantar


Matheuspinheiro47 11/12/2022minha estante
Ele foi um autor q teve uma carreira literária mt curta por causa de uma doença e mesmo ele próprio não achando seus textos grande coisa ele conseguiu deixar sua marca




.emii ;) 26/06/2023

A metamorfose
Precisei refletir muito ao terminar a leitura já que não entendi o que eu senti sobre ela. A escrita é bem estimulante e dinâmica, já que é tudo muito direto e sem rodeios e por isso consegui desfrutar do livro e terminar bem rapidinho.

Sobre a história, não sei se consegui entender completamente a proposta, mas a minha interpretação é que o livro é uma metáfora sobre a saúde mental. A metamorfose ao meu ver, é o Gregor se transformando em algo que ele não se reconhece e nem mesmo sua família, podemos interpretar por exemplo como o aflorar da sua depressão. Ao se tornar totalmente dependente de seus familiares e não podendo mais ser a fonte de renda da casa, ele é descartado e excluído.

Achei bem profundo e enigmático, uma obra que fala sobre familia e o papel de cada um na sociedade, do trabalho que é sempre necessário para se manter vivo e as relações sociais.
Euborgesleticia 26/06/2023minha estante
Profundo!




Graziele.Dobrovols 28/01/2024

Uma leitura reflexiva
Sempre tive medo de ler esse livro por pensar que era uma leitura muito difícil, mas me surpreendi muito, porque a leitura é extremamente fluida. A metamorfose conta a história de Gregor, um caixeiro-viajante, muito dedicado ao trabalho, que destina a sua vida à cuidar financeiramente da família. Em uma certa manhã ele se transforma em um inseto nojento. A partir desse acontecimento, o livro evidencia as responsabilidades recaídas sobre o personagem principal, a culpa em não poder ajudar a família e, ainda mais, a ingratidão e repulsa que os familiares demonstravam por ele.
bela91 28/01/2024minha estante
sou simplesmente apaixonada por esse livro




10139 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR